NAS CRISES SURGEM PÉROLAS

  • Roberto Amaral
  • 27/11/2012 05:21
  • Roberto Amaral
Ilustração

As grandes oportunidades surgem nas crises. As ostras, quando doentes, dão pérolas.

A ostra é um molusco que quando atacado por um corpo estranho começa a gerar defesa contra ele de uma forma muito especial. Normalmente, esses corpos estranhos são parasitas invasores que atacam para se reproduzirem no seu corpo, sugando os nutrientes.

Para se defender, a ostra começa a formar várias camadas de carbonato de cálcio, em forma de cristais de aragonita, envolvendo o corpo estranho que a atacou, neutralizando-o.

É muito mais freqüente a cristalização sobre o corpo estranho acontecer colada à concha, de forma que a aparência do cristal fique comumente irregular e aderido.

Porém, quando o parasita é totalmente recoberto pelo tecido que protege as vísceras da ostra, há uma formação cristalizada solta, uniforme, circular e rara. O resultado disso, aos olhares humanos, é o nascimento de uma pérola preciosa no corpo da ostra.

São os mistérios do reino animal, o mais belo de todos. Por isto que, sendo veterinário, me encanto com esta bela ciência: zoologia.

As ostras nos ensinam que nas crises podem nascer pérolas. Mas, a arte de formar o mais belo cristal é um dom promovido pela melhor defesa.