VIVENTES NO 21° SÉCULO

  • Roberto Amaral
  • 31/07/2012 10:37
  • Roberto Amaral

Este século está marcado, definitivamente, como o século da informação instantânea. Sem fronteiras ou barreiras idiomáticas, quebradas pelas novas ferramentas da comunicação digital, o valor profissional está sendo medido pela capacidade das pessoas interagirem com esses instrumentos. Nunca, em toda a história da humanidade, práticas passadas perderam seu valor competitivo com tanta brevidade, nos ambientes corporativos.
O analfabeto de hoje já é aquele que não tem domínio sobre a informática.


A velocidade nas atividades gerenciais é determinante para o sucesso ou insucesso das empresas. Os profissionais precisam, de forma instantânea: analisar resultados, concluir diagnósticos e instruir as táticas e estratégias ao seu grupo de trabalho. Isto é impossível sem o auxílio digital.


Nas corporações, os trabalhadores que estão na linha de frente são chamados de “trabalhadores do conhecimento”, e estão construindo o grupo dominante da força de trabalho.


Nesta nova onda, a era digital trouxe, de forma natural e irreversível, a democratização do conhecimento. Não precisa ser burguês para deter a melhor informação. Acabou-se a hereditariedade para o privilégio ao conhecimento. A diferença, agora, está na motivação e na concentração de “neurônios úteis”.


Portanto, abra os olhos sem limites, porque o mundo é ilimitado.
Nós desejamos aquilo que vemos. Assim, abra a sua mente e atualize os seus paradigmas regularmente. Isto dará qualidade às suas vontades e será determinante para o seu futuro.
Questione o seu ambiente e não esteja sob limitações de uma visão estreita a você imposta pelas circunstâncias. Isto é um divisor muito importante nas suas perspectivas pessoais. Você pode muito mais e, neste novo mundo cada vez mais digital, o tempo é cruel para aqueles que cochilam.