Centro de Atendimento ao Diabético será entregue nesta quarta (17) em Palmeira

  • Assessoria e Redação
  • 16/11/2021 08:33
  • Cidade

 

O prefeito Júlio Cezar e o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres entregam nesta quarta (17), às 10h, o Centro de Atendimento ao Diabético (CAD). A unidade de saúde, voltada para pacientes diabéticos, é a primeira do estado e foi criada pelo prefeito Júlio Cezar e equipe para humanizar esse tipo de assistência. O Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) são parceiros da iniciativa.

O CAD será o primeiro em todo o Estado de Alagoas com protocolos e retaguarda para assegurar o acolhimento humanizado no município. “É motivo de muita alegria para todos nós ter a presença do secretário de Estado da Saúde,Alexandre Ayres, que cumprirá outros compromissos de trabalho conosco”, comentou o prefeito.

Considerado um ambulatório voltado ao atendimento de pacientes com diabetes, o CAD tem o objetivo de fortalecer as ações na rede de Saúde para identificar e classificar pacientes portadores da doença, além de acompanhamento multidisciplinar, que permitirá melhor controle da doença e prevenção das complicações crônicas.

“O CAD de Palmeira é o primeiro a ser implantado em Alagoas. Então, será um dia histórico e um marco para a Saúde Pública. Por meio dessa unidade, daremos uma atenção maior para esses pacientes. Será um espaço moderno e voltado especificamente para pacientes diabéticos”, frisou Júlio Cezar.

Em Palmeira, atualmente, estão cadastradas 3.414 pessoas com diabetes, sendo 340 pacientes que apresentam complicações (úlceras). O CAD de Palmeira dos Índios contará com endocrinologista, cirurgião geral para referência, oftalmologista, odontólogo, cirurgião vascular e nefrologista para referência, equipe de enfermagem e equipe multidisciplinar (nutricionista, educador físico e psicólogo).