Encontro discute método ABA para o tratamento de Transtorno do Espectro Autista

  • Cláudia Valéria/Assessoria
  • 09/09/2021 20:34
  • Cidade

 

 

Para contribuir com a formação dos profissionais de Educação Especial, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), em parceria com o município de Palmeira dos Índios, realizou nesta quinta-feira (09), no auditório do Ifal de Palmeira dos Índios, um curso de Aplicador ABA (Análise do Comportamento Aplicado).

 

O curso tem carga horária de 40 horas, distribuídos em 4 dias, entre os meses de setembro e outubro. O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Lazer e Juventude Renilda Pereira, o secretário municipal de Saúde Marcos Rego e  profissionais de diversas áreas.

 

Para Quitéria Barbosa, coordenadora da Educação Especial no município,  o evento veio proporcionar aos participantes uma experiência  formativa sobre o assunto. "Hoje proporcionamos  aos educadores da Educação Especial o curso de Análise do Comportamento Aplicada - ABA, que é um marco em nossa educação, pois a cada ano cresce o número de educandos com TEA matriculados em nossa rede municipal. A educação em nosso município avança cada vez mais no caminho da inclusão" , afirmou Quitéria.

 

A Supervisora dos Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado de Alagoas Katiuscia Viana, falou da importância do evento para as secretárias envolvidas. "O evento é destinado a todo profissional que no seu ambiente de trabalho possa lidar com o paciente ou estudante com autismo. E, a partir da análise do comportamento aplicado, encontraremos meios de lidar e desenvolver ainda mais esse paciente", disse a supervisora

 

A ABA é a Terapia com maior evidências científicas de eficácia no desenvolvimento de pessoas com TEA, focado na promoção de bem-estar, desenvolvimento e qualidade de vida para indivíduos com autismo.