Palmeira dos Índios: Casa Azul é inaugurada em clima de bastante emoção

  • Redação com Assessoria
  • 21/08/2017 10:09
  • Cidade
Assessoria

Um sonho realizado. Assim foi definida a inauguração da Casa Azul da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmeira dos Índios. A entrega da “Casa Azul” ao povo palmeirense ocorreu na manhã da última sexta-feira (18) e contou com as presenças do Vice-Prefeito Dr. Márcio, Senador Benedito de Lira, Ministro do Turismo Marx Beltrão, Deputados Estaduais Léo Loureiro e Severino Pessoa, Vereadores, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Secretários Municipais, pais e futuros usuários da Casa Azul.

A Casa Azul foi um apelo feito pela Vereadora Adelaide França (PMDB) ao prefeito Júlio Cézar e a Secretária de Saúde Kátia Born, sensibilizada pelo apelo de muitas mães e pais de autistas palmeirenses, que, para tratarem de seus filhos, precisam se deslocar até as cidades de Maceió ou Arapiraca.

 Na oportunidade a Vereadora Adelaide França relatou sua experiência pessoal. “Minha neta começou a estudar com dois anos de idade. Certo dia minha filha recebeu um telefonema da professora a orientando pela procura de especialistas, porque minha netinha tinha espectro autista, então aquilo nos chocou. Tínhamos a idéia daquele autismo severo, fechado em si mesmo, e quando procuramos um especialista o mesmo disse que até os 04 anos de idade, com a terapia iniciada desde cedo ela teria chance de sair do espectro autista", explicou a vereadora.

E prosseguiu. "Hoje, minha netinha está noventa e nove por cento fora do espectro autista. É aí que damos valor ao tratamento de um Terapeuta Ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga e fisioterapeuta. Desde então, começou a minha luta pelos autistas. Fiz uma indicação ao prefeito Júlio Cezar, solicitando a implantação da nossa Casa Azul, onde o chefe do Executivo me solicitou que fosse até a Arapiraca conhecer a casa Azul daquela cidade. Convidei a Secretária Kátia Born, que na hora responde: “Que horas vamos?”. Partia-me o coração conversar com mães que diziam “vou  à Maceió ou a Arapiraca duas vezes por semana para o tratamento de meu filho”, pois somente a viagem já prejudica o tratamento dessas crianças, o tratamento não rende, o cansaço da viagem atrapalha. Então, tendo a nossa Casa aqui em Palmeira, essas mães, esses pais, não terão mais que passar por esses transtornos”.

 Por meio de esforços do prefeito Julio Cezar e da Secretária municipal de Saúde Kátia Born, o governo foi em busca do necessário para a implantação da unidade em Palmeira. Com o apoio do senador Benedito de Lira, o sonho foi concretizado. “Gostaria de agradecer o apoio do deputado Léo Loureiro, que tanto nos ajudou nessa caminhada de implantação e, também, ao senador Benedito, ao ministro Marx aqui presente, à minha equipe da Saúde e ao prefeito Júlio, que prontamente nos atendeu neste projeto. Este aqui é só o primeiro passo para a acessibilidade e inclusão em Palmeira. Aqui é o começo de melhorar e de crescer”, salientou a Secretária.

 Bastante emocionado, o prefeito Júlio relembrou o apelo de tantas mães palmeirenses e ressaltou a importante relevância da APAE para o município e cidades vizinhas. “Hoje é um dia muito importante para esta gestão e para o povo palmeirense. Iniciamos a concretização do sonho de muitos palmeirenses aqui presentes. A Casa Azul significa a importância da inclusão e da acessibilidade, do cuidado com nossas crianças autistas. Não vamos mais deixar nossas mães e nossas crianças viajarem as quatro da manhã em busca de atendimento fora de Palmeira. Isso é inadmissível. Um governo de valor é um governo que cuida primeiramente das pessoas, e é isso que estamos fazendo”, destacou Júlio Cezar.

 A Casa Azul assistirá cerca de 120 pessoas nas áreas de reabilitação física e intelectual. Os programas irão atender pessoas portadoras do autismo, pessoas com dificuldades de habilidades cognitivas, com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor ou situações de alto risco, como também fisioterapia em traumato-ortopedia. A Casa Azul terá uma equipe multidisciplinar composta de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, médico e psicopedagogo.

 A inauguração fez parte da agenda comemorativa dos 128 anos de emancipação política de Palmeira dos Índios, comemorado no dia 20 de agosto.