Prefeitura de Palmeira dos Índios inaugura Casa de Passagem
- Ascom
- 26/11/2014 08:11
- Cidade
O prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, e a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Analice Paurílio, entregaram ontem (25) para a população palmeirense a Casa de Passagem Lourdes Monteiro, uma unidade pública que presta serviço de acolhimento a adultos e famílias em situação de rua. A solenidade de entrega foi prestigiada por secretários municipais e pela população palmeirense.
Na ocasião, James Ribeiro salientou a importância da inauguração da unidade em Palmeira dos Índios. "É com grande satisfação e alegria que hoje entregamos essa unidade à população palmeirense, inclusive aos cidadãos mais carentes. Parabenizo os esforços que a equipe da Assistência Social fizeram para que tudo ficasse pronto e confortável àqueles que porventura necessitem de assistência", ressaltou o prefeito durante a inauguração.
Além de parabenizar o trabalho feito, o prefeito frisou a importância de cuidar dos cidadãos, que desenvolvimento também é olhar para o bem-estar das pessoas que aqui residem, pois só assim se consegue o desenvolvimento do município por completo - cuidando da cidade como um todo.
A Casa de Passagem integra o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e substitui o antigo "Albergue", que atendia os moradores de rua e funcionava com recursos próprios. A unidade está funcionando agora com recursos do Governo Federal e do Município, contando com a coordenação da assistente social Jousy Kelly Araújo. A unidade está localizada na Avenida Vieira de Brito, 630, São Cristóvão.
No local, será prestado acolhimento provisório a pessoas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto-sustento. A Casa funcionará 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade para abrigar 25 pessoas, sendo que o tempo máximo de acolhida será de três meses, período em que a secretaria tomará as medidas cabíveis para que o usuário seja reinserido na sociedade ou volte para seu local (cidade, por exemplo) de origem.
Um dos primeiros beneficiados é Josenildo Cordeiro da Silva. Ele estava presente na inauguração e ficou bastante emocionado em fazer parte da unidade. Da cidade de Três Córregos (SP), veio para Palmeira dos Índios à procura de um parente. Como não encontrou, ficou vulnerável pelas ruas, em situação de risco, pedindo alimentação nas escolas e igrejas da cidade. Foi quando o informaram que o mesmo deveria procurar a Secretaria de Assistência Social do município para receber assistência.
A Secretaria de Assistência Social de Palmeira dos Índios já entrou em contato com a equipe de Três Córregos para as medidas necessárias para o retorno do morador à cidade. "Só tenho a agradecer ao pessoal da prefeitura e da assistência social. Passei fome, sede, sem roupa, e quando procurei a secretaria me ajudaram em tudo, e por sorte a casa de passagem aqui já estava pra ser inaugurada. Já tenho um lugar pra ficar enquanto não volto pra minha cidade", disse o morador.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.