Startup Weekend Palmeira dos Índios tem metade das inscrições preenchidas

  • Ascom
  • 27/08/2014 09:01
  • Cidade
Divulgação
Legenda
Legenda

O Startup Weekend Palmeira dos Índios terá início no próximo dia 05 de setembro e os jovens que têm interesse de participar do evento devem ficar atentos quanto ao prazo para inscrição. De acordo com a organização, das 120 vagas disponibilizadas, mais da metade já foram preenchidas. Na cidade, o clima é de ansiedade entre os estudantes que participarão da competição mundialmente conhecida e que já fomentou cerca de oito mil negócios pioneiros nos mais de 100 países onde foi realizada.

Participante da edição de Arapiraca, realizada em Abril, o estudante João Paulo Ferreira traz boas experiências das 54 horas em que esteve competindo com os demais jovens. João cursa Ciências da Computação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e diz que trouxe do evento uma nova visão sobre empreendedorismo. “O maior benefício do Startup Weekend Arapiraca, pra mim, foi a visão que o evento me proporcionou acerca do empreendedorismo e do trabalho coletivo. Aprendi que os resultados só aparecem quando o grupo todo está focado no mesmo objetivo”, disse o jovem.

Na avaliação de João Paulo, a ideia de se criar startups como forma de se lançar no mercado está em alta em Alagoas. Para o estudante, “o objetivo principal da modalidade é inovar ou renovar um produto ou serviço, mas nem sempre essa novidade é viável”. Ele afirma que, antes de tudo, é necessário entender que “aquilo que você irá oferecer deve trazer algum valor associado”.  “Não se deve criar uma startup apenas pra fazer parte de um grupo. Hoje, a realidade no nosso Estado ajuda bastante, se gerenciada com responsabilidade, é sim uma ótima ideia se lançar no mercado com este modelo de negócio”, acrescentou ele.

Assim como os jovens estão com boas expectativas em Palmeira dos Índios, o estudante da Ufal conta que o evento foi bastante esperado por ele, já que, antes, teve a oportunidade de cursar disciplinas introdutórias no empreendedorismo que faziam parte da grade de Ciências da Computação. “Aprendi muita coisa na universidade, mas tudo era basicamente teórico. No Startup Weekend você aprende na prática. Tem pouco tempo pra errar e consertar os erros, tudo acontece muito rápido. As ideias aparecem, desaparecem e mudam em minutos. Somos submetidos ao trabalho coletivo e a cobrança é grande. Minha expectativa sempre foi que seria menos intenso. Vale muito a pena”, relatou.

Questionado sobre a visão após ter participado do evento, João Paulo afirmou ter aprendido que no empreendedorismo existe uma linha muito tênue entre o “agir agora ou esperar as coisas se desenrolarem”. Para ele, uma das coisas mais complexas “é sem dúvida saber o momento certo de colocar as coisas em prática”.  “Hoje, graças ao Startup Weekend e as experiências posteriores que ele me proporcionou, eu entendo que eu não sei ainda a hora certa de cruzar esta linha. E isto é bom. Se não fosse pelo SW, talvez eu nunca percebesse esta linha e cometeria sempre o mesmo erro”, encerrou o estudante falando sobre a experiência vivida.

Edição Palmeira dos Índios

O comitê organizador do Startup é formado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, IFAL e Universidade Federal de Alagoas. Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento não é o número de startups lançadas, mas a aprendizagem através da criação, do desenvolvimento de relações mais profundas do que um evento de networking típico, ampliação da rede de contatos com potenciais co-fundadores, validação de ideias e experiências em um ambiente livre de risco.

A Prefeitura de Palmeira está criando um ambiente favorável ao empreendedorismo através de várias ações que estão sendo realizadas, como o programa Jovens Empreendedores em parceria com o SEBRAE, iniciado em duas escolas municipais; o programa Geração Empreendedora, em parceria com a UFAL e a Aliança Empreendedora; e a Sala do Empreendedor, inaugurada na última semana com o objetivo de apoiar e financiar estes jovens por meio de parcerias com a Desenvolve e demais agente financiadores.   Agora, com o Startup Weekend, mais atenção será voltada para esse segmento.

O evento é uma iniciativa da Up Global e conta com patrocinadores de peso, como o Google, Coca-cola e Amazon. Em Palmeira dos Índios será idealizado com apoio do Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Prefeitura Municipal e do Banco do Nordeste.