Secretaria de Saúde realiza mais uma etapa do Fique Sabendo

  • Ascom
  • 07/08/2014 11:55
  • Cidade
Divulgação
Legenda
Legenda

Na manhã desta quarta (06) a Secretaria de Saúde Municipal realizou mais uma etapa do programa Fique Sabendo. Foi oferecido testes rápidos para detectar doenças como sífilis, HIV e Hepatite dos tipos B e C.

Muitas pessoas, de faixa etária variada, compareceram para realizar os testes, como a senhora Iudaci Aparecido, 48 anos. “Sempre que a secretaria oferece serviços assim eu participo e acho de uma importância muito grande estar oferecendo esses testes assim gratuitos, porque nós temos que estar prevenidos se a gente tiver doente, descobre logo e já começa o tratamento. Tem gente que tem medo, mas não tem que ter medo não, é só uma furadinha e já salva a vida da gente”, retratou a aposentada.

A Secretária de Saúde, Verônica Medeiros, estava presente no CEPI (Centro de Especialidade de Palmeira dos Índios), local onde ocorreu o evento. Além de atender ao público presente falou da importância desses testes para a população palmeirense. 

“Primeiramente temos que levar em conta a detecção dessas doenças para assim podermos tratar de imediato, pois doenças como o HIV e a hepatite, se não cuidadas, podem evoluir para um câncer, e aí fica mais difícil de tratar. Muita gente ainda tem vergonha de vir aqui e fazer os exames, mas estamos conseguindo acabar com essa barreira, e assim erradicar os números de casos do nosso município”, frisou a secretária.

O teste consiste em apenas uma incisão no dedo, e com apenas uma pequena quantidade de sangue já se pode fazer os três testes rápidos. Além desses testes, a secretaria já está aguardando o remédio/coquetel para os portadores de HIV. O Ministério de Saúde já está liberando essa medicação e em breve nosso município estará recebendo os lotes.

FIQUE SABENDO

O Fique Sabendo é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde para que a população fique sabendo como se o contágio e prevenção de doenças infecto-contagiosas. São testes rápidos para detectar sífilis, Aids e hepatites, além de vacinas. É uma ação desenvolvida nos postos de saúde periodicamente. Qualquer cidadão palmeirense pode realizar os testes, que tem um pré e pós acompanhamento com uma equipe qualificada, como enfermeiros, assistentes sociais e