Prefeitura de Palmeira dos Índios une copa e sustentabilidade em ação do meio ambiente

  • Redação com Ascom
  • 09/06/2014 10:56
  • Cidade
Ascom
Bandeira feita de garrafas pets
Bandeira feita de garrafas pets


As comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quinta-feira (05), foram marcadas de forma especial em Palmeira dos Índios. Este ano, a data ganhou toques em homenagem à Copa do Mundo e fez um alerta aos estudantes da rede municipal sobre a importância da sustentabilidade, cuja programação foi idealizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 De acordo com a secretária Anna Luísa França, a realização das ações em prol da preservação ambiental é necessária, visto que o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade somente é válido se houver a participação da população. A gestora destaca que os moradores podem colaborar de forma efetiva, economizado o uso da água, preservando o meio ambiente e reutilizando objetos, ao invés de descartá-los e gerar lixo.

 A programação foi marcada em Palmeira dos Índios por uma palestra na Escola Gérson Jatobá, onde as crianças escutaram atentas o alerta sobre a preservação ambiental, água, mata atlântica e outros temas. Na ocasião, também houve uma oficina de reciclagem no intuito de incentivar a produção de brinquedos e outros produtos, além da distribuição de brindes construídos de materiais reutilizados.

 Em meio aos preparativos da Copa do Mundo, a Secretaria do Meio Ambiente aproveitou a festividade para fazer uma bandeira do Brasil diferente. Garrafas pets foram colhidas, pintadas e, após cortadas, deram forma ao maior símbolo do País de forma sustentável e completamente ecológica. “Nosso objetivo foi mostrar à população que há formas de reutilizar objetos e evitar o desperdício. Além de ajudar o meio ambiente, a reciclagem pode ser uma forma de obter renda com a venda de produtos”, disse Anna Luísa França.

 A bandeira, que está exposta no prédio da Prefeitura de Palmeira dos Índios, tem chamado atenção e, segundo o prefeito James Ribeiro, é uma forma de mostrar que o Brasil e o mundo necessitam de atitudes assim para reduzir os índices de poluição que assolam a população de diversos países. “Nós podemos ajudar muito e fazer da sustentabilidade algo comum, da nossa rotina. Não precisa muito, apenas consciência de que a mudança e bem do futuro depende de nós”, comentou o gestor.