População reclama de condições precárias de acesso à UPA

  • Berg Morais
  • 02/06/2014 09:13
  • Cidade

Inaugurada há poucos meses, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA – volta a ser motivo de descontentamento de cidadãos que necessitam daquela unidade, cujo objetivo é atender pessoas com complicações na saúde. Dessa vez, as reclamações são por conta do difícil acesso ao local. População pede medida paliativa, mas gestão diz que seria inviável já que “recursos para asfaltamento já está disponível”.

Pavimento desnivelado, poças d´água e enormes buracos estão causando muita dor de cabeça nas pessoas que precisam trafegar nas vias que dão acesso à UPA. O prejuízo maior é para quem possui veículos por conta do valor gasto com peças e manutenção.

Um mototaxista, que prefere ter a identidade preservada, disse que não compensa levar clientes à UPA. “O gasto com a manutenção da moto é muito alto. Estou pensando em reunir o pessoal da associação e estabelecer uma tabela com um valor mais alto para ir até lá (UPA)”, revela.

Para as pessoas que não tem condições de pagar transporte e não possuem veículo, se deslocam a pé, as condições são ainda mais precárias. “As calçadas são estreitas, sujas e também desniveladas. Sem falar que temos que disputar espaço com carrinhos de confeito, pontos de mototaxistas, e mostruários de lojas”.

Há denuncias de pessoas que já foram vítimas de atropelamento pelo fato de saírem das calçadas por conta dos obstáculos. “Eu vinha andando pela calçada quando fui desviar numa banca, aí quando botei os pés na rua veio uma moto e bateu em mim. A sorte que não sofri nada grave”, conta Dona Maria da Conceição, de 54 anos.

As preocupações aumentam por conta do período chuvoso.

VERSÃO DA PREFEITURA

O secretário municipal de infraestrutura, engenheiro José Marcelo, afirmou que a prefeitura ainda não tomou nenhuma providência sobre o caso por que está aguardando processo licitatório para o início das obras.

Segundo Marcelo, uma medida paliativa seria inviável para o caso em questão. “Não adianta a gente dá início a uma obra temporária já que os recursos já foram liberados e já estão nas contas do município”, argumentou.

O secretário pede paciência da população e afirma que em um curto período de tempo o problema será solucionado. “Assim que o processo burocrático for finalizado, as obras serão iniciadas imediatamente”, finalizou.

Em recente evento no município, o prefeito James Ribeiro (PSDB) revelou que a principal avenida de acesso à UPA será asfaltada completamente.

[email protected]