Surto de diarreia já atingiu 1,3 mil pessoas em Palmeira dos Índios

  • G1/AL
  • 31/05/2013 04:47
  • Cidade
Dra verônica Medeiros
Dra verônica Medeiros

Desde o dia 17 de maio 1.300 pessoas que moram no município de Palmeira dos Índios, e cidades circunvizinhas, deram entrada no Hospital Regional Santa Rita devido ao surto de diarreia. Com o grande número de pessoas em busca de atendimento médico, a unidade de saúde encontra-se sobrecarregada,  comprometendo o estoque de medicamentos e material.

Diante da situação, a secretária de saúde de Palmeira dos Índios, Verônica Medeiros, falou sobre os resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) com as amostras da água consumida na cidade e em comunidades da zona rural.

O objetivo da análise foi descobrir as causas do surto de diarreia no município. O laudo apontou a presença de uma bactéria que se aloja nas fezes. “Foi constatado apenas problemas na água de quem usa fontes alternativas – cisternas e cacimbas. Quanto ao a água da Casal, o líquido não apresenta problemas”, relata Verônica Medeiros.

Bactérias foram detectadas na água consumida sem tratamento. O povoado Bonifácio é um dos que registraram um elevado número de casos de diarreia envolvendo adultos e crianças. “”Ontem foi uma criança para o hospital de Palmeira dos Índios com febre e diarreia”, conta a dona de casa Vânia da Silva.

A população do povoado é abastecida por água de um poço artesiano onde as amostras do líquido indicaram a presença da bactéria. As equipes de saúde estão agindo no povoado. Assim, uma das medidas foi adicionar uma dosagem de cloro nas caixas d´água comunitárias e reservatórios caseiros. Seu Antônio não queria permitir que os agentes da vigilância sanitária tratassem a água que ele consome, mas mudou de ideia e autorizou a entrada dos agentes de saúde.