Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais forma turma em AL

  • Redação
  • 18/06/2012 09:40
  • Cidade
Arquivo pessoal
Técnico Rodolfo, da secretaria de meio ambiente de Palmeira, um dos professores e a secretária de meio ambiente da cidade,  Anna Luísa.
Técnico Rodolfo, da secretaria de meio ambiente de Palmeira, um dos professores e a secretária de meio ambiente da cidade, Anna Luísa.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) entregou ontem (14) os 38 certificados dos alunos que concluíram o III Curso PNC Rural, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), entre eles três com nota máxima. A aula presencial, em forma de palestras e debates, teve inicio ontem com a participação de convidados de outros estados.

O curso faz parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais para atender a necessidade dos estados e municípios na reunião de dados sobre a regularização e licenciamento ambiental no meio rural. Segundo informações oficiais a “demanda para elaboração do curso ganhou força com o lançamento do Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente, instituído pelo Decreto nº 7.029/2009”.

Hoje, durante a apresentação sobre o Programa Mais Ambiente, Marco Aurélio Lessa Vilela, analista ambiental do MMA, disse que o objetivo desse ano é fazer com que o programa esteja organizado e claro para utilização. Entretanto, há algumas preocupações evidenciadas durante a palestra, como o cadastro que o produtor rural terá que fazer no sistema.

“Pensamos em estabelecer parcerias com sindicatos rurais, por exemplo, mas também utilizar um sistema offline. A articulação será necessária porque não será possível o órgão ambiental estadual fazer tudo sozinho”, explicou Marco Aurélio.

Ontem houve ainda uma palestra seguida de debate sobre Floresta e Produção de Água, por Nivaldo Rizzi - Professor da Universidade Federal do Paraná; além de uma abordagem sobre Manejo da Caatinga por Newton Barcellos – chefe da regional Nordeste do Serviço Florestal Brasileiro.

Segundo Geovana Andrade Assunção, engenheira florestal do IMA que coordenou o curso no estado, ao todo 61 pessoas cursaram “mas, apenas 38 alunos foram aprovados. Entre eles três tiveram nota máxima”. Os participantes que estiveram presentes representaram os municípios de: Batalha, Joaquim Gomes, Palmeira dos Índios, Maceió, Rio Largo, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Santa do Ipanema, Satuba, Igací, Pão de Açúcar, Mata Grande, Major Izidoro, Messias, Jequiá, Campo Alegre, Olho D’água das Flores e São Migguel.

O PNC Rural aborda os seguintes temas: noções de cartografia; noções de georreferenciamento; introdução à regularização ambiental: conceitos e técnicas; procedimentos de regularização ambiental: o cadastro ambiental rural e o Programa Mais Ambiente; conservação de recursos hídricos em microbacias e propriedades rurais.