Sindicalistas anunciam fim da greve na Educação

  • Redação
  • 30/05/2012 21:56
  • Cidade
Cortesia PrincesaWeb

Assembléia realizada entre o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) e Servidores da Educação do município decidiu a volta às aulas na rede pública municipal de ensino de Palmeira dos Índios. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (30) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR. Os professores voltam às salas de aula e as atividades escolares serão retomadas nesta quinta-feira (31).

Na semana passada o Tribunal de Justiça de Alagoas declarou que a greve dos servidores da educação do município de Palmeira dos Índios é ilegal. A decisão liminar foi tomada pelo desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, que determinou pena de multa diária de R$ 5 mil reais para o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal).

O desembargador destacou que a reivindicação de aumento salarial almejado pelos servidores da educação, caso fosse atendida, atentaria contra a lei das eleições, que veda a revisão geral da remuneração de servidor público 180 dias antes das eleições, o que submeteria ao prefeito de Palmeira dos Índios às sanções traçadas pela lei de improbidade administrativa.

A vice-presidente do Sinteal, Maria Consuelo Leite, falou que a categoria resolveu finalizar a greve por conta da notificação de ilegalidade. “Nós fomos notificados na última sexta-feira (25), como a gente teria o prazo legal de cinco dias úteis após a notificação, teremos que retornar às atividades. Entretanto, não deixaremos de lutar em prol das nossas melhorias”, disparou.

Consuelo anunciou ainda uma manifestação que deverá acontecer na próxima terça-feira (05), na Praça da Independência, em frente ao prédio da sede da prefeitura municipal.