Fórum de Palmeira comemora Tricentenário da Justiça Alagoana

  • Berg Morais
  • 15/05/2012 18:31
  • Cidade
Berg Morais

O Juiz Ferdinando Scremim Neto, titular da 4ª Vara Criminal do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, recebeu no início desta semana a Desembargadora Nelma Torres Padilha, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para as comemorações ao tricentenário da Justiça no Estado. O Juiz Claudemiro Avelino, coordenador da programação do tricentenário, proferiu palestra aos alunos do ensino médio das redes pública e particular de ensino de Palmeira dos Índios.

A chegada das autoridades ocorreu no Salão do Júri no Fórum de Palmeira dos Índios, onde foram recebidos pela imprensa local e participaram de uma coletiva para falar sobre a importância do Poder Judiciário.

A recepção oficial aconteceu no Centro Educacional Cristo Redentor, onde a banda da Polícia Militar prestou sua homenagem ao tocar o Hino do Estado. Ao chegar ao Salão Nobre do colégio, os convidados se surpreenderam com o grande número de participantes. O local ficou completamente tomado por estudantes que pretendiam conhecer melhor a história do Judiciário alagoano.

Na abertura da solenidade, uma reportagem foi apresentada ao público pelo historiador e Magistrado Claudemiro Avelino, contando o achado de documentos oficiais que marcaram o início da era da Justiça em Alagoas.

A Desembargadora Nelma Padilha ressaltou a necessidade de percorrer as cidades alagoanas para mostrar ao estado que a Justiça alagoana está cumprindo o seu papel. “Nesses 300 anos de história preservamos em tudo o desejo de acertar, a necessidade de corrigir e o empenho de melhorar. Hoje, com a consciência da suprema responsabilidade desses momentos, continuamos buscando a perfeição dos instrumentos com profundas inclinações de nosso espírito para as brilhantes faces do Direito. Por isso queremos nos unir as comunidades e mostrar o verdadeiro papel do magistrado, por que só assim poderemos mudar a história da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, disse a vice-presidente do TJ/AL.

Em seu pronunciamento, o Juiz Ferdinando Scremim Neto, realizador do evento, disse que o poder Judiciário vive um momento de retidão no compromisso com o povo. “Estamos vivendo um tempo de conquista e evoluções históricas, um tempo em que a Justiça migrou até a sua função, que antes era como um braço do Rei, hoje represente da democracia como um órgão posto a favor da população que deseja o reconhecimento dos seus direitos. Confiemos na Justiça e acreditemos no Poder Judiciário”, afirmou o magistrado.

Além de centenas de estudantes, representantes de diversas classes estiveram presentes no evento. O prefeito municipal James Ribeiro, vereadora Elane Balbino (Câmara Municipal), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Palmeira, Lutero Beleza, o comandante do Batalhão da Polícia Militar Coronel Nascimento, além de advogados, defensoria pública e procuradoria municipal prestigiaram a solenidade.
.

@bergmorais

[email protected]