Palmeira fecha parceria para reestruturar o museu Xucuru-kariri

  • Assessoria
  • 15/05/2012 18:17
  • Cidade
Assessoria

Na manhã desta terça-feira, 15, o secretário municipal de Cultura, Antonio Oliveira, reuniu-se com representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) a fim de firmar mais parcerias para o desenvolvimento cultural do município. O encontro foi realizado no Colégio Cristo Redentor.

A reunião teve como principal foco debater a reformulação do Museu Histórico Xucurus-Kariri, que atualmente reúne, em dois pavimentos, um acervo com peças indígenas, religiosas, da época da escravidão e de personagens importantes o município. Ana Cristina Moreira, mestre em ciências da educação, professora da Uneal e do Cesmac, apresentou ao secretário seu projeto de mestrado, financiado pela instituição ensino estadual, que visa apresentar o museu como um patrimônio cultural tanto ao estado, quanto aos estudantes – principalmente - da rede pública, além da reestruturação do local.

“Queremos ir às escolas para mostrar o que é o museu primeiramente através de fotos e fatos históricos; após esse estudo faremos com que elas tirem suas conclusões in loco do que é o local e sua importância para o município. É um passo muito importante para a construção cultural da garotada”, destaca. O material será exposto também a alunos universitários que tenham matéria de antropologia na grade curricular.

Oliveira afirma que o planejamento inicial da gestão é aproveitar as ações já realizadas e unir aos projetos, como esse, que possam acrescentar à cultura local. “Parcerias nesse formato só vêm a contribuir com desenvolvimento cultural do município e ao Governo Municipal que tem como meta principal dar visibilidade à Palmeira não só de hoje, mas a de ontem também”, finaliza.