Fazenda Amargoso de Sebastião do Café é invadida em Pernambuco

  • Redação
  • 16/04/2012 12:52
  • Cidade
Internet
Ilustração
Ilustração

O MST ocupou seis fazendas improdutivas em Pernambuco nesse final de semana, nos dois primeiros dias da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária no Estado de Pernambuco.

No sábado, 100 famílias Sem Terra ocuparam a fazenda Serra Grande, no município de Gravatá.

Já no domingo pela manhã outras 400 famílias ocuparam uma área da empresa Fruit Vita, no município de Petrolina, sertão do estado.

Segundo o dirigente do MST, Florisvaldo Alves, a área tem cerca de 1.300 hectares, dos quais menos de 200 hectares são ocupados por produção de manga irrigada para exportação. “Toda a área próxima ao canal de irrigação está abandonada, totalmente improdutiva”, afirma Florisvaldo.

A fazenda Amargoso, no município de Bom Conselho, agreste do estado, foi ocupada nesta segunda-feira, por cerca de 200 famílias. A fazenda é de propriedade do empresário pecuarista Sebastião Alexandre Soares, conhecido como Sebastião Café, proprietário de várias fazendas e residências em Bom Conselho e Palmeira dos Índios. Sebastião Café foi assassinado ano passado em Palmeira dos Indios, Alagoas.

Foi ocupada hoje também a fazenda Condado, no município de São Bento do Una, com 60 famílias.

No município de Ibimirim, 110 famílias Sem Terra ocuparam a fazenda Garrote Bravo, e em Ipubi, na região do sertão do Araripe, 130 famíilias reocuparam a fazenda Cedro, de onde haviam sido despejadas no dia 10 de abril.

As ações da jornada de lutas acontecem em todo o Brasil. Em Brasilia cerca de 1.500 trabalhadores rurais Sem Terra de 20 estados ocuparam o Ministério do Desenvolvimento Agrário na manhã de hoje, e ficarão acampados no Distrito Federal por tempo indeterminado.

Nesse período serão realizadas ocupações de terra e atos contra a impunidade e a violência no campo em todo o Estado de Pernambuco