Reforma de escola gera empregos em Palmeira dos Índios

  • 08/03/2012 09:03
  • Cidade
Agência Alagoas
A reforma foi iniciada na segunda quinzena de janeiro, com prazo previsto para o final de abril
A reforma foi iniciada na segunda quinzena de janeiro, com prazo previsto para o final de abril

Equipamentos de qualidade aliados e técnica apurada – conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – são os principais requisitos observados na execução das obras na Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios. A reforma foi iniciada na segunda quinzena de janeiro, com prazo previsto para o final de abril, e tem gerado empregos e renda no município.

As obras, que seguem em ritmo acelerado, vão oferecer diversas melhorias. Ao todo, são 22 salas de aula; laboratórios de matemática, ciências e informática; copa; cozinha; auditório; ginásio esportivo; piscina; corredores; setores administrativos e banheiros, englobando teto, madeiramento, pinturas, pisos, instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias.

Além disso, o projeto de reforma prevê ainda a reposição de materiais de revestimento, como cerâmica, laminados, rodapés, ferragens, esquadrias, vidros, acessórios sanitários, luminárias, forros e granitos.

Outro aspecto positivo observado no canteiro de obras é a mão de obra especializada. A maioria dos 45 trabalhadores contratados pela empresa de engenharia é do próprio município de Palmeira dos Índios, enquanto que outra parte menor é oriunda de Quebrangulo.

“Foi uma solicitação que fizemos aos proprietários da empresa para absorver a mão de obra local, visando, com isso, gerar emprego e renda na cidade e região”, comemora a diretora da escola, Elzilene Pereira do Nascimento, que usou as rádios da cidade para convocar os trabalhadores.

A estratégia deu tão certo que não demorou muito para o canteiro de obras ficar lotado de profissionais interessados no emprego. Até mesmo alunos da própria escola foram contratados para trabalhar na reforma da Escola Humberto Mendes.

Anderson Marque Luz, que acaba de concluir o 3º ano do Ensino Médio, não perdeu tempo e já está com a mão na massa, literalmente. Há pouco mais de um mês ele já trabalha como ajudante de pedreiro. “Foi uma excelente oportunidade de emprego e já assinei minha carteira profissional pela primeira vez. Mas tão logo seja concluída a obra, vou voltar a estudar para lutar por uma vaga no Ensino Superior”, confessa Anderson, contente a renda.

As obras de reforma da Escola Estadual Humberto Mendes estão sendo feitas preferencialmente nas salas de aulas, laboratórios, cozinha, banheiros e setores administrativos para que não haja atraso no início do ano letivo de 2012, previsto para o dia 12 de março.

Distribuídos em 48 turmas, a unidade escolar oferece duas modalidades de ensino: Fundamental e Médio. Para este ano, estão matriculados aproximadamente 1.700 alunos.

A diretora Elzilene Pereira informa ainda que para este ano a proposta é ofertar o Programa de Ensino Tempo Integral, onde serão beneficiados alunos com baixo rendimento em português e matemática, além de disponibilizar oficinas de músicas, esportes e rádio interativo. “Temos estrutura para isso e vamos colocar em prática essa modalidade de ensino”, assegura Elzilene.