Programa de Aquisição de Alimentos pode beneficiar 65 mil

  • 02/03/2012 22:42
  • Cidade
Internet
Ilustração
Ilustração

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea pode beneficiar até 65 mil pessoas em 40 municípios de Alagoas. Essa é a estimativa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que coordena o programa, num convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Em 2011, 25 municípios participaram do programa, beneficiando 275 entidades que atendiam a cerca de 40 mil pessoas. A apresentação desses números foi feita pelo coordenador estadual do PAA, Josemário de Medeiros, nesta quinta-feira (1º), durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra).

“Por outro lado, o PAA também viabiliza a agricultura familiar, uma vez que os produtos são adquiridos dos agricultores do próprio município e doados para essas entidades”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas. Com a execução em 40 municípios, mais de 500 agricultores vão fornecer seus produtos ao PAA.

“A gente acredita muito nesse programa, ele é estimulante”, completou Dantas. Para a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco, a parceria com os municípios com o objetivo de executar o programa tem crescido.

“A rede de assistência técnica e extensão rural da Seagri tem acompanhado o programa, os técnicos fazem o mapeamento da produção. E o agricultor responde de forma positiva, planta sabendo que vai vender”, salientou Inês Pacheco.