Livro sobre o jornal Extra é lançado em Palmeira dos Índios

  • Redação
  • 01/03/2012 13:13
  • Cidade
Jornal Extra

O jornalista Geovan Benjoino lançou mais uma vez o livro “A Pauta Investigativa sob o Olhar do Extra”, de sua autoria. Dessa feita o evento aconteceu no plenário da câmara municipal de Palmeira dos Índios.

O lançamento foi prestigiado pela sociedade local e autoridades do mundo político, entre as quais o prefeito de Taquarana, Alay Correia de Amorim , que na oportunidade destacou o valor da obra, que é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A Pauta Investigativa sob o Olhar do Extra é um livro de consulta útil a estudante de qualquer ramo do conhecimento humano e amante de uma leitura crítica”, disse Alay Correia. “A obra tem um valor histórico que se destaca pela análise crítica”, acrescentou.

Quanto à função desempenhada pelo Extra no contexto alagoano, o prefeito de Taquarana foi categórico: “Apesar da controvérsia provocada pela adjetivação usada nos textos do semanário, o Extra desenvolve um importantíssimo trabalho de cidadania”, enfatizou.
Com relação à subjetividade predominante no semanário o advogado e jornalista Everaldo Damião, disse que esse aspecto é visível aos “olhos” do leitor atento, mas o fato não tira o mérito do jornal Extra.

Everaldo Damião, que discursou durante o lançamento, analisou sucintamente o conteúdo do livro e destacou sua importância acadêmica e social. “A Pauta Investigativa sob o Olhar do Extra é uma análise acadêmica criteriosa que proporciona uma extraordinária contribuição à sociedade alagoana”, enfatiza o jornalista. “O livro aborda, numa linguagem objetiva, conceito e papel do jornalismo investigativo, elaboração e produção de textos, ética, os pressupostos cartesianos acerca da verdade e ao mesmo tempo convida o leitor a uma reflexão abalizada a respeito da contundência e polêmica provocadas pelos textos produzidos pelo semanário Extra, além de outros temas”.

O Jornalista Vladimir Barros reconheceu o valor acadêmico do livro e destacou a sensibilidade do escritor Geovan Benjoino ao abordar matérias veiculadas pelo Extra. “A obra é criteriosa e bastante interessante. Seu texto prende a atenção do leitor”, ressaltou.

O empresário José Maria Melo da Costa enalteceu a coragem do autor e a importância do livro, que retrata uma época no jornalismo alagoano. “Apesar de noticiados pela imprensa, Benjoino destaca-se pela coragem e inteligência em abordar temas delicados da política alagoana”, enfatizou.

O jornalista Geovan Benjoino destacou o trabalho desenvolvido pela reportagem do semanário. “A equipe do Extra é pequena, mas se caracteriza pela abnegação, competência, coragem e independência”, disse. “Seu trabalho, realizado há 13 anos, é inestimável”, acrescentou.

O escritor João Ribeiro, de Taquarana, também destacou a relevância do livro e a “ousadia” do semanário na produção de matérias incisivas. “O Exta realmente é um jornal que incomoda o poder”, disse.

Prestigiaram o lançamento Geraldo Cícero, vice-prefeito de Taquarana, Marcelo da Costa, chefe de gabinete da prefeitura e José Gilberto, secretário de Educação, de Taquarana.
Além de vendido pessoalmente pelo jornalista Geovan Benjoino “A Pauta Investigativa sob o Olhar do Extra”, é comercializado pela livraria Rosa de Ouro, em Palmeira dos Índios, e em Maceió em várias bancas de revistas, entre as quais, do Shopping Iguatemi, Praça Centenário, rua do comércio e calçadão (próximo ao Bar do Shop).

Geovan Benjoino foi convidado pelo professor de jornalismo da UFAL, Antonio de Freitas para apresentar seu livro aos estudantes de comunicação da instituição. Na oportunidade, Benjoino vai ser questionado pelos acadêmicos a respeito do motivo que o levou a produzir “A Pauta Investigativa sob o Olhar do Extra”, entre outros assuntos.