Cabeça de Graciliano Ramos divide população de Palmeira

  • Redação
  • 10/02/2012 13:30
  • Cidade

Em uma de suas últimas obras em Palmeira dos Índios, o então Prefeito Albérico Cordeiro reformou o trevo de acesso à cidade colocando símbolos representativos da história e da cultura do município, dentre eles, uma gigantesca cabeça do escritor Graciliano Ramos, que foi Prefeito da cidade na década de 20.

Ao assumir, o atual Prefeito James Ribeiro (PSDB) também resolveu realizar uma reforma no local, retirando os símbolos colocados por seu antecessor, mas acabou não mexendo na escultura do escritor quebrangulense.

Ocorre que, a permanência da escultura levantou discussão entre populares. Para muitos, a escultura é de mau gosto e representa um Graciliano Ramos desfigurado, cujo rosto se apresenta desproporcional aos padrões naturais. Para outros, o símbolo deve ser mantido como forma de homenagem ao escritor mundialmente conhecido e que começou sua carreira literária na cidade de Palmeira dos Índios.

O fato é que o Governo Municipal ainda não se pronunciou oficialmente sobre o que irá fazer sobre o assunto. Só nos resta esperar que prevaleça o bom senso e que, em casos como esse, que se respeite a vontade da maioria. Com a palavra a população.