Padre Odilon anuncia que deixará a Catedral

  • Redação
  • 31/01/2012 20:44
  • Cidade

O vigário geral da Diocese de Palmeira dos Índios, padre Odilon Amador dos Santos, 83 anos, anunciou hoje que deixará a administração paroquial da Catedral de Nossa Senhora do Amparo. O anúncio foi feito através de uma carta aberta que o mesmo enviou às famílias católicas da cidade, na qual solicita doações para o que considera o seu último melhoramento na histórica igreja que testemunhou a atividade literária de Graciliano Ramos: a pintura geral da mesma.

"Dediquei toda a minha mocidade e boa parte da minha velhice a esta paróquia. Já não tenho mais a mesma disposição de outrora", contou-me ele em sua residência, hoje à tarde. "Me tenho sustentado na proteção de minha mãe, Nossa Senhora, na dedicada atenção de meu coadjutor, padre Antônio Bernardo (vigário paroquial), que me tem auxiliado, como o Cireneu, a subir os últimos degraus de meu Calvário, na compreensão e na caridade de nosso bispo Dom Dulcênio, e na firme fé do nosso povo".

Natural de Pão de Açúcar, no sertão alagoano, padre Odilon (que, apesar de possuir o título de monsenhor, nunca gostou de utilizá-lo) ingressou na carreira eclesiástica quando adolescente. Foi ordenado sacerdote em 1955, aos 23 anos de idade. No mesmo ano, chegou em Palmeira dos Índios, onde colaborou com o então pároco da cidade, o monsenhor Francisco Xavier de Macedo, até o ano do falecimento deste, em 1963. A partir daí, o padre Odilon assumiu a paróquia, até 1978, quando afastou-se do ministério sacerdotal. Retornando à vida eclesiástica, reassumiu a paróquia em 1984, permanecendo em sua administração até os dias de hoje.

Com a pintura geral da Catedral, o padre Odilon quer preparar o lugar da celebração dos 50 anos da criação da Diocese de Palmeira dos Índios. Isso quer dizer que, depois de agosto, poderá chegar ao fim o segundo paroquiato mais longo (43 anos) da história da bicentenária paróquia de Nossa Senhora do Amparo, ao lado do já referido monsenhor Macedo, atrás apenas do vigário Maia (52 anos).

Fonte: Blog do Cosme Rogério