Agricultura Familiar : Palmeira dos Índios

  • Redação
  • 17/12/2011 06:56
  • Cidade
Bispo Filho

PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁEL – PAIS


O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), se constitui numa tecnologia social de pequeno porte, com o objetivo de promover a produção de alimento de forma sustentável, em harmonia com o ambiente, sem uso de agrotóxicos e com reaproveitamento de materiais. Vem atender as necessidades de produção bem como de organização de técnicas e formas de cultivo em harmonia com meio ambiente, por meio de uma abordagem consciente respeitando o ambiente natural, permitindo assim como o cultivo sem uso de agrotóxicos, promovendo alternativas de recuperação do solo, controle biológico, rotação de culturas, compostagem, agricultura orgânica, visando à qualidade e a sustentabilidade.
No Estado de Alagoas já foram implantadas 370 unidades PAIS e outras 330 estão em processo de instalação, numa ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Para isso, foi lançado um edital que cadastrou as prefeituras interessadas. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).
No que se refere ao município de Palmeira dos Índios serão implantadas 12 unidades PAIS, com dois proponentes, a CARPIL (com 6 unidades contempladas), e a Secretaria Municipal de Palmeira dos Índios (com 6 unidades contempladas) e em parceria com o SEBRAE/AL. A primeira unidade do município foi implantada na Comunidade Amaro, fruto do trabalho da equipe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário em Palmeira dos Índios, encabeçado pelos Engenheiros Agrônomos Francisco Ferreira, Renato Galdino Duarte Bezerra e pelo técnico em agropecuária Valdeni Lemos sob a Gerência Regional de Francisco Costa Tenório, beneficiando com a geração de trabalho, renda e segurança alimentar famílias da referida comunidade. A entrega desta unidade à comunidade ocorreu no último dia 24 de outubro durante as comemorações do dia da Agricultura Familiar e contou com a presença do governador do Estado Teotônio Vilela Filho e do Secretario de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.


IMPORTÂNCIA NUTRICIONAL DO PAIS

"A insegurança alimentar e nutricional (INSAN) é um problema complexo que apresenta a fome como a mais grave manifestação. Por isso, o poder público tem elaborado políticas públicas e programas que associam a ampliação do acesso aos alimentos com ações de apoio para o desenvolvimento da agricultura familiar, como acontece com o PAIS. Além de assistir adequadamente aos mais vulneráveis e incentivá-los a uma alimentação saudável, o programa assegurara que, em longo prazo, todos possam ser capazes de se alimentar por seus próprios meios." ARENILDA CALIXTO BESERRA – NUTRICIONISTA/ SEAGRI – REGIONAL VALE DO PARAÍBA

IMPORTÂNCIA SOCIAL DO PAIS

“O Programa de Produção Agroecológica promove um grande impacto social nas famílias beneficiadas, bem como nas comunidades, na medida em que promove o empoderamento do agricultor familiar e contribui para o desenvolvimento de sua autonomia, valorizando o trabalho na terra, a vida no campo, resgatando desta forma a autoestima do pequeno produtor através da geração de trabalho e renda, melhorando a qualidade de vida e proporcionando a sustentabilidade para essas comunidades” Ana Paula Ferreira de Magalhães – Assistente Social/SEAGRI – Regional Vale do Paraíba