A arte de repartir o cabelo

  • IG
  • 14/01/2015 15:12
  • Cultura
Reprodução
Legenda
Legenda

Ao meio, para o lado esquerdo, para o direito ou em ziguezague: repartir os fios é uma forma simples de valorizar cabelos soltos ou presos, dando destaque especial ao rosto. A hair stylist Andreia Costa, do salão Hair Pin, dá dicas para não errar na hora de decidir qual dos estilos adotar.

Mais comum, o repartido ao meio pode ser feito com o dedo, dando um ar natural e ideal para o dia a dia, segundo a especialista. Ou com um pente, bem marcado, para ficar mais sofisticado, lembrando bastante os penteados dos anos 1990. “Para os lados, é possível criar uma risca reta, na diagonal ou bem próxima à orelha. Nesse último caso, no entanto, será necessário o uso de algum produto de fixação, como spray ou pomada, além de presilhas, lenços e grampos.” O repartido em ziguezague, que joga mechas para lados diferentes e é mais despojado, favorece, em especial, quem tem franja.

Apesar de ser muito comum repartir o cabelo quando ele é usado solto, Andreia ressalta que os repartidos também ficam bem em penteados: “rabos de cavalo, coques baixos são parceiros perfeitos para as riscas, mas você pode compor um visual diferente, usando a a raiz meio lisa e o comprimento crespo”.

O tipo de cabelo e o corte influem pouco na hora de repartir, de acordo com a profissional do salão Hair Pin, mas fique atenta a alguns detalhes. “Se o seu cabelo for liso e a raiz formar um bico na frente em formato de ‘V’ (conhecido como ‘bico de viúva’), ou se tiver redemoinhos ou fios muito curtos, prefira repartir ao meio. Já o crespo fica lindo repartido tanto de lado quanto ao meio.”

Andreia aconselha quem gosta de repartir os fios sempre para a direita ou para a esquerda a, periodicamente, mudar de um lado para o outro, pois as madeixas acostumam e acabam ficando coladas à cabeça. “Oriento principalmente quem gosta de volume, a ir trocando, mesmo que vá contra o caimento natural dos fios. Recomendo ainda fazer isso à noite, em casa, e, no dia seguinte, voltar ao que está acostumado. Outro truque é secar do lado oposto ao crescimento e, depois, deixar cair naturalmente.”