úlio Cezar autoriza obra para implantação das 14 estações da via sacra na Serra do Goiti

  • Assessoria
  • 27/02/2023 10:34
  • Cultura

Prefeitura de Palmeira dos Índios deu mais um passo em direção ao fomento do turismo religioso no município. Nesta segunda-feira (27), o prefeito Júlio Cezar realizou o lançamento da pedra fundamental para a implantação das 42 esculturas, que formarão as 14 Estações da Via Sacra, ou Via Crucis, que em latim significa o Caminho da Cruz, na Serra do Goti. A via sacra representa o piedoso exercício da prática de oração que é feito, costumeiramente, durante a quaresma, às sextas feiras, e recordam a paixão de Cristo. Cada estação corresponde a um fato especial de devoção.

O evento foi prestigiado pelo vice-prefeito Dr Márcio Henrique, pela vereadora Sheila Duarte, secretários municipais, padres Wendel e Lázaro e o diácono Aderval, que proferiram a benção apostólica, empresários, líderes de associações comunitárias e a população. A obra, que levará o nome Caminhos Sagrados da Fé, será dedicada ao senhor Geraldo Ribeiro, um dos idealizadores do Cristo Redentor, fixado na Serra na década de 70, e que também solicitou ao prefeito a criação das estações no local.

Ranilson Viana disse que a via sacra de Palmeira, que será executada com recursos do Tesouro Municipal, é a mais importante de todas que ele já produziu. “Estou feliz em estar de volta a Palmeira e estou muito emocionado. Acredito que esta será a obra mais importante da minha vida. Retratar o caminho que Jesus percorreu e que tanto sofreu é emocionante. Vou aprender muito com esta obra e agradeço ao prefeito Júlio Cezar por acreditar no nosso trabalho. Ele foi muito feliz em trazer essa história que deveria, no meu ponto de vista, ter em cada cidade brasileira essa história para as futuras gerações e tudo o que Jesus sofreu por nós”, avaliou o escultor.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, a obra é estratégica, do ponto de vista cultural. “Ela vai fomentar o turismo religioso com o aumento de visitações na nossa cidade. A via sacra é mais um investimento religioso na Serra do Goiti. A gestão do prefeito Júlio Cezar trabalhou fortemente para valorizar e revitalizar este espaço, do Santuário do Cristo do Goiti, a construção do Santuário Mãe do Amparo e, agora, será feita a implantação da via sacra. Todo os que vierem a este local, em busca de peregrinação ou pagamento de promessas, vai contemplar essa galeria de obras de arte a céu aberto”, afirmou Cássio Júnio.

O prefeito Júlio Cezar destacou a importância dos Caminhos Sagrados da Fé para a comunidade católica. “Esta vocação natural que Palmeira tem para o turismo religioso precisa ser vista por todos. Vamos investir 1 milhão e 50 mil reais na obra, que é grandiosa e representa o que está dentro de cada um de nós, para rezar e fazer suas penitências. As pessoas pediam por essas estações e uma delas foi o Dr Geraldo Ribeiro e, por isso, dedicamos a obra a ele. A via sacra é muito representava e, com ela, criaremos os Caminhos Sagrados da Fé, que receberá muitas pessoas, como já recebem os santuário Mãe do Amparo e do Cristo Redentor. Esta é a mais importante obra sacra a ser feita nesta cidade e atrairá a comunidade católica para o local. Quando estiver tudo pronto, certamente emocionará muitas pessoas”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.