Alunos da EJA da escola Mary Sampaio Caparica participam de aula especial na sede da Apalca

  • Cláudia Valéria/Assessoria
  • 23/10/2021 16:49
  • Cultura

 

Imagens Helcinei Correia

Graciliano Ramos: Identidade e cultura de Palmeira dos Índios. Esse é o nome do projeto desenvolvido pela rede municipal de ensino, junto aos alunos da educação infantil, 5°a 9° anos e Educação de  Jovens e Adultos (EJA).

O projeto tem o objetivo de levar ainda mais conhecimento da história do município através das obras de  Graciliano Ramos.

E pensando em contribuir ainda mais com o aprendizado dos alunos, a diretora da  escola Municipal Professora  Mary Sampaio Caparica  proporcionou  aos alunos da EJA uma aula diferente com muita história e cultura. O momento aconteceu na noite desta sexta-feira (22), na  sede da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (Apalca).

A palestra ficou a cargo da professora, escritora e presidente da Apalca Isvânia Marques, que contou um pouco de sua trajetória como escritora e deu uma aula especial para os alunos.

"Fiquei muito feliz em saber que hoje teria esse momento. Sou professora, palmeirense e estar entre os alunos revigora o meu desejo pelo conhecimento. Gosto de estar entre vocês e saber que posso repassar e contribuir com o conhecimento não tem preço. E hoje, em especial, falar sobre a história de Graciliano Ramos é ainda mais especial" disse Isvânia Marques.

A turma da Educação de Jovens e Adultos(EJA), é formada, em sua maioria, por  agricultores que buscam na leitura um futuro melhor. Seu Daniel, 89 anos, foi o que mais se emocionou. Mesmo com tanta experiência de vida ainda espera dominar a leitura.

"Eu não sei ler direito. Mas agradeço por essa noite. Ganhei um livro e vou me esforçar ainda mais para entender", disse seu Daniel.

A diretora da escola, Vanessa Bazilio agradeceu a oportunidade de trazer os alunos ao conhecimento.

"Para nós da escola é um momento  muito feliz. Hoje estávamos todos  ansiosos para ouvir sobre Graciliano. Essa noite é um marco para a nossa escola e para a vida desses alunos. Trazer a escola para dentro da Academia contribuiu muito para o desenvolvimento do projeto e espero voltar aqui mais vezes", finalizou Vanessa.