Cultura Popular é atração deste final de semana em Palmeira dos Índios
- Redação
- 17/09/2022 08:20
- Cultura
I Festa da Cultura Popular, "Cante, cantador", um evento que tem como referência a obra do palmeirense Jacinto Silva, criador do Coco Sincopado, é atração neste final de semana (17 e 19), na Praça do Skate, em Palmeira. A programação conta com artistas alagoanos como Cosme Rogério com os caboclos, Ingrid Souza com o coco da nega, Mestre Jurandir Bozo, os filhos do mestre verdelinho o grupo os verdelinhos.
O evento é uma homenagem ao palmeirense , que em 2021 completou duas década do seu falecimento, um artista que marcou uma geração e até hoje é influência do coco sincopado, estilo que conjugava em um tempo musical restrito abordagens complexas de elementos composicionais típicos dos artistas nordestinos (trava-língua, desafios, divisões variadas, disputas, improvisações, rimas rebuscadas).
O produtor cultural cultural Marcondes Correia fala com entusiasmo do do projeto. " Escolhemos a expressão “Cante, cantador” porque ela faz referência a uma canção de Jacinto, composta em 1969, e serve para sintetizar a intenção do projeto. Não confundimos “cantador” com a palavra “cantor”, porque, na tradição do cancioneiro popular nordestino, cantador é o cantor que lança e se submete ao desafio, ao improviso, à peleja. É alguém que canta a dor, a alegria, a saudade, o lamento e o grito de um povo que hoje parece perder a sua referência, a sua ousadia, a sua vontade de ser feliz" explicou o produtor.
O projeto é de autoria do produtor cultural Marcone Correia, inscrito no edital Dinho oliveira um dos instrumentos lançados através da lei Aldir Blanc no estado de alagoas no ano de 2020, o qual o foi selecionado pra execução em 2021, mas devido a pandemia, só está sendo possível a realização agora. " Esperamos, portanto, que a concretização deste projeto – que tem na arte musical de Jacinto Silva o mote principal – possa recuperar/divulgar o trabalho de artistas talentosos, criativos e preocupados em fazer da música nordestina uma trincheira de resistência no processo de construção da identidade do povo brasileiro" finalizou Marcondes Correia.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.