Palestras advertem estudantes sobre os crimes cibernéticos

  • Agência Alagoas
  • 11/09/2014 15:11
  • Cultura
Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semcdh), através da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), promoveu duas palestras na manhã desta quinta-feira (11), abordando Segurança nas redes sociais e Como se proteger de ataques de pedófilos e de cibercriminosos.

As palestras foram conduzidas, respectivamente, pelo consultor técnico da Gazeta de Alagoas, Valdick Sales, e pelo delegado da Polícia Federal, Polybio Brandão. O evento ocorreu no auditório do Senai Poço.

O encontro teve como público-alvo estudantes de escolas das redes pública e privada, que participaram efetivamente do bate-papo com os palestrantes, buscando o esclarecimento de diversas dúvidas e informações acerca de crimes na internet.

O consultor Valdick Sales enfatizou um aspecto inquietante em relação às crianças e adolescentes quanto ao uso das novas tecnologias. “Há uma preocupação eminente na forma em que os jovens utilizam a tecnologia. Nunca, em hipótese alguma, é recomendável a disseminação de informações pessoais e financeiras nas redes sociais, pois esses fatores podem despertar o interesse de pessoas mal-intencionadas na tentativa de sequestros e abuso sexual”, disse. Reforçou que é imprescindível selecionar cuidadosamente os “amigos” em sua página na internet e saber respeitar o ambiente digital sem publicar informações que possam vir a ser prejudiciais para o usuário, posteriormente.

Já o delegado Polybio Brandão fez um alerta para os estudantes presentes acerca de possíveis atentados de Cyberbullying: “Se sua imagem foi parar indevidamente na rede, encaminhe-a para [email protected], com seu nome e data de nascimento, bem como datas da imagem e da publicação e dados dos suspeitos”, preveniu. Ele deixou também acessível ao público o site http://denuncia.pf.gov.br para possíveis encaminhamentos de denúncias de crimes contra os direitos humanos na internet, dando destaque a sítios eletrônicos envolvendo pornografia infanto-juvenil.

As vantagens que a prática em questão apresenta é a preservação imediata da página, inclusão automática em banco de dados, redução da exposição às imagens de abuso e análise preliminar feita por meio de softwares.

Também participaram do evento a presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas, Noélia Costa, a secretária adjunta Fátima Pinto (Semcdh), membros da SPCA, estudantes e professores de escolas das redes pública e privada.

O encontro integra o conjunto de ações sociais realizadas ao longo deste mês nas escolas estaduais, cujas palestras abordam temáticas divergentes voltadas para a criança e o adolescente. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), Projeto Vira Vida, Escolas estaduais Geraldo Melo dos Santos, e Deputado Nenoí Pinto, Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (Apala), Senai Poço, Consultoria da Gazeta, Conselheiros Tutelares de Capela e Região Administrativa do Tabuleiro do Martins.