IFAL Palmeira promove concurso cultural

  • Redação
  • 18/06/2012 07:19
  • Cultura
Ascom
IFAL Palmeira
IFAL Palmeira

O Instituto Federal de Alagoas - campus Palmeira dos Índios realizou na terça-feira, 12, a premiação do 2° Concurso Jovem Escritor, promovido anualmente entre os estudantes da instituição. Cerca de 150 alunos se inscreveram entre as 3 categorias. Antonio Oliveira, secretário da Cultura, participou do evento representando o prefeito James Ribeiro.

Idealizado pela professora Vanusia Amorim, o concurso cultural chega a sua 2ª edição onde os inscritos puderam desenvolver seus textos para concorrer nas categorias artigo, crônica e poesia. O evento tem como principal foco estimular a criação artística dos alunos e incentivar a prática da leitura e escrita no município, além de homenagear escritores nordestinos. “Com o apoio da Academia Brasileira de Letras, escritores alagoanos e editoras conseguimos fomentar a escrita e leitura entre nossos alunos, o que é o primeiro passo para o desenvolvimento cultural de um município”, ressalta Amorim.

Para premiar os vencedores foram entregues livros cedidos e autografados pelo jornalista Willian Bonner e padre Fábio de Melo e uma ilustração elaborada pelo cartunista Maurício de Souza. “É importante também o fomento a opinião sobre os temas da atualidade, o que não deixa de ser um preparatório para a redação dos vestibulares, formando também um cidadão ativo e influente na sociedade”, frisa Carlos Guedes, diretor geral do instituto.

A edição deste ano homenageou o escritor Jorge de Lima – alagoano nascido em União dos Palmares e famoso pelos versos religiosos e penetrantes. “É um momento inovador para Palmeira dos Índios, que necessita expandir seus horizontes quanto cultura e o IFAL está de parabéns por esta iniciativa”, finaliza Oliveira.