Brigadeiro, uma paixão nacional.

  • Marcos Vieira
  • 19/07/2014 14:13
  • Gourmet & Gastronomia
internet

O chef inglês Jamie Oliver nem imagina, mas em sua visita ao país, em uma única entrevista de televisão, virou vilão quando renegou o famoso doce brasileiro, deixando decepcionado os fãs que esperavam um deslumbramento do famoso apresentador ao brigadeiro, à nossa famosa iguaria, e orgulho gastronômico.

No programa Saia Justa da GNT, que foi ao ar na noite da última quarta-feira (16), uma das apresentadoras, a jornalista Bárbara Gancia apresentou ao chef cinco iguarias tupiniquins: açaí, caldo de cana, brigadeiro, quindim e beijinho. Ele classificou o açaí como seu favorito, seguido do caldo de cana. Para o chef, os outros doces são extremamente açucarados e ‘horríveis’, disse ele em tom de brincadeira.

Foi o suficiente para que na mesma noite e no outro dia, os gastrônomos, culinaristas e apreciadores da gastronomia entrassem em povorosa nas redes sociais reclamando do Chef.

Entretanto, cabe lembrar que Jamie tem um papel importante na gastronomia. O chef gravou uma série de programas sobre a importância de uma alimentação decente para as crianças nas escolas, delatou toda a “podreira” que compõe o processo de seleção de menus e fornecedores nos Estados Unidos. Comprou uma briga com a McDonald’s, que resultou num processo, ganho no final pelo inglês.

Foi além, mudou parte do menu nas redes de fast food na Inglaterra. Não bastasse isso, faz um trabalho social digno e tem um papel importante na educação de seus telespectadores no que diz respeito a melhoria da qualidade de alimentação. Jamie fez uma verdadeira revolução com a merenda das escolas públicas do Reino Unido.

O chef Oliver é adepto da prática de esporte em comunhão com a boa alimentação, enfim, seus estudos e seus conhecimentos vão além de outros chefs de cozinhas famosos que só visam o lucro. Acredito que Jamie deve ter se preocupado com a questão de ingestão de doces em demasia na dieta das nossas crianças. Talvez por isso, não tenha curtido nosso doce.

Não há o que falar, o brigadeiro está em nossa cultura assim, como o leite condensado. Ambos são conhecidos e apreciados pelos brasileiros. São produtos incluídos no rol de coisas nacionais. É referência de nossa gastronomia.

Não existe uma festinha de criança sem que haja brigadeiro. É tão importante quanto o bolo de aniversário. Festas gourmets já fazem novas apresentações do prato. Existem muitas releituras do brigadeiro. Todo brasileiro gosta e ponto final.

Para se ter uma ideia, a paixão pelo doce é tão grande que existem outras versões, como o brigadeiro de tomate. É isso mesmo que você está lendo: brigadeiro de tomate.

O importante é comer o doce de forma saudável, lembrando que a grande quantidade é prejudicial. Ora, comer doces é um dos maiores prazeres da vida. O brigadeiro é uma das melhores criações da culinária brasileira. Se Jamie não curtiu... Paciência! Gostando ele ou não, o brigadeiro é uma tradição nossa. Toda nossa!!!