Etiquetas para ser uma visita bem-vinda.

  • Marcos Vieira
  • 14/11/2013 17:25
  • Gourmet & Gastronomia
Internet
Para se hospedar é preciso respeitar regras.
Para se hospedar é preciso respeitar regras.

Vai se hospedar na casa de alguém? Parente ou um grande amigo, lembre-se: você não está na sua casa. E se quiser ser recebido novamente, saiba que certas regras devem ser recebidas.

 1.  Agradeça o convite - Você adorou ser bem recebido? Então, demonstre isso levando algum presentinho para sua anfitriã. Pode ser um objeto de decoração, uma caixa de bombons ou frutas.

 2.  Carregue sua roupa de banho - É elegante - e mais prático - levar a sua própria roupa de banho – e se for possível a sua roupa de cama (lençóis e fronhas). E nunca se esqueça de colocar na mala seus objetos de higiene pessoal, como cotonetes, creme dental, xampu e sabonete.

 3.  Bote freio nas crianças – Caso você tenha filho(s), combine antes com ele(s) como deve ser o comportamento deles dentro da casa. Fazer o sofá da visita de pula-pula, gritar e correr são comportamentos proibidos.

 4.  Respeite a rotina da casa – Você quer acordar tarde, ir à praia e almoçar depois de todo mundo? Tudo isso é falta de educação. Tente seguir a rotina da casa. E não rejeite o que for servido à mesa. Coma nem que seja só um pouco e sem fazer alarde! Come algo específico? Compre e prepare você mesmo a sua refeição. Ninguém é obrigado a isso. A rotina da casa não pode ser alterada por sua casa.

5.  Nada de estadia prolongada - Nunca estenda sua permanência além do que foi combinado inicialmente. As únicas exceções são quando você adoece e não pode voltar para sua casa ou quando a pessoa insiste muito para que você fique. Nesse caso, não resista, mas uns 2 dias são o limite.

6.  Seja simpático - Tente ser prestativo. Ofereça-se para ajudar nas tarefas domésticas. Na hora das refeições, ajude no preparo dos pratos ou diga que você lava a louça. Manter em ordem o quarto em que você está dormindo também é de bom tom.

7.  Colabore nas compras – Vai passar muito tempo? Contribua com as despesas da casa. Passe no mercado ou na padaria e compre mantimentos ou pague parte das compras. E jamais use o telefone da casa para fazer ligações interurbanas.

E como diz a Claudia Matarazzo, badalada consultora de estilo: ” Hóspede é como uísque: dá dor de cabeça se é ruim e deixa alegre quando é bom”.

 Seguir essas regras, podem te ajudar a ser um ótimo hóspede, com convite para um retorno.