Confraternização de final de ano - mantenha sua reputação intacta.

  • Marcos Vieira
  • 21/11/2013 07:43
  • Gourmet & Gastronomia
Internet
mantenha sua reputação intacta nas festas de confratanizações.
mantenha sua reputação intacta nas festas de confratanizações.

Os preparativos para as festas de final de ano já estão com tudo. No Trabalho, a confraternização da empresa é perfeita para reunir os funcionários, comemorar os resultados do ano e se preparar para as férias ou o recesso. Só que a dúvida de muita gente é como deve ser a postura no encontro da firma.

Afinal, posso me portar como me comportaria em uma festa de amigos, por exemplo? Ou preciso me conter e deixar o divertimento de lado. O principal é não esquecer que a comemoração está diretamente envolvida com o trabalho. Se a pessoa mantiver esse pensamento, as chances de errar são mínimas.

A descontração, o clima, a bebida às vezes dá início a um exagero comportamental que pode resultar em uma reputação arranhada e até mesmo em demissão, que é permitida por lei. Como advogado, informo que a empresa tem o direito de estabelecer normas e condutas para os eventos que promove para seus empregados. Quem extrapola esses códigos de conduta, corre risco de uma punição.

Essa punição àqueles que se comportam mal pode variar de uma simples advertência até medidas mais sérias, como a dispensa do próprio funcionário. Juristas especializados em direito trabalhista, entendem que as lei permitem demitir por justa causa funcionários cujos atos quebrem os laços de confiança e boa-fé com os empregadores, mesmo que ocorram fora do ambiente de trabalho e do expediente.

A demissão por justa causa pode ser uma punição adequada aos funcionários que, além de dar vexame em uma festa da empresa, ameaçam ou agridem seus colegas ou superiores. Em casos menos graves, uma advertência por escrito pode ser suficiente. Para evitar maiores problemas, porém, pode ser conveniente informar,  antes da festa, quais são as normas de conduta que devem ser seguidas.

Um convidado convida mais 100

Procure saber se para a festa de confraternização convém levar a mulher, esposo, namorada, companheiro enfim, saber se é extensivo a mais alguém. Muitas pessoas aproveitam para levar toda a família, incluindo a babá do filho menor tornando-se inconvenientes, pois nem sempre crianças são bem vindas em um ambiente informal, mais ainda assim, extensivo do seu local de trabalho.

Não exagere no álcool

Existem aqueles que exageram na dose de bebidas alcoólicas e aqueles que ficam com a boca seca a festa inteira, com medo de perder a reputação construída ao longo do ano.

O meio termo é ideal, assim você aproveita, mas não paga nenhum mico. Você gostaria de passar vergonha na frente dos diretores e gerentes da sua empresa? Com certeza a resposta é negativa, não é mesmo? Então não abuse da bebida. O ideal é parar antes do que você acredita ser o seu limite. Mas, se a bebida está inclusa no cardápio da festa, significa que o consumo está liberado. Então, não precisa recusar só por que acha que vai fazer feio.

 Ficar embriagado na comemoração pode, realmente comprometer a sua imagem perante os colegas e os diretores. Não acho que os chefes fiquem observando os funcionários durante a festa propositadamente, mas as pessoas costumam passar a vista vez ou outra, o que não impede de agir normalmente. Porém, se você ficar bêbado e começar a chamar atenção, obviamente todos irão perceber, e a consequência não será nada positiva. Afinal, quem deseja ter na empresa um funcionário que não sabe se controlar?

Mas, se um amigo começar a passar mal durante a festa por causa da bebida, você pode (e deve) ajudar, mas faça isso com discrição para que as pessoas ao redor não percebam. Se um colega da empresa começar a mostrar que está sob os efeitos do álcool, faço o possível para retirá-lo do ambiente. Ponha-o num taxi ou ligue para alguém da família vir buscar e volte à sua diversão. 

Acerte no visual

Claro, que a roupa certa vai depender do tipo de festa. O seu visual deve estar de acordo com o estilo e com o traje dos outros convidados, mas algumas dicas servem para todas as situações. No caso das mulheres, estão vetados os decotes exagerados ou as roupas cheias de brilho e supercurtas. Os homens devem ficar longe das peças extravagantes. Durante a festa da empresa, devemos respeitar as roupas que usamos para o trabalho. Afinal, é uma confraternização e não um desfile. Escolha a opção básica e bonita.

Se a festa for na casa de seu chefe e tiver piscina, mesmo que ele avise, evite usar a piscina. Pior ainda, evite desfilar de biquíni ou de sunga pelo local. A piscina serve apenas como atrativo da festa. Converse com os colegas de trabalho. Ao saber as roupas que eles vão usar, fica mais fácil escolher sua opção, sem ficar com medo de destoar do resto dos funcionários.  

Paquerando na medida certa

Está paquerando alguém do escritório? A festa pode ser um bom momento para você conhecer melhor a pessoa, mas, os beijos e os carinhos devem acontecer longe dali e dos demais colegas de trabalho. Lembre-se seu patrão ou seu superior vão estar ali. Mesmo que a empresa seja considerada liberal nesse sentido, é preciso tomar alguns cuidados. Pode conversar e bater papo com a pessoa, mas, se perceber que a coisa vai ficar mais séria, estique a noite em outro lugar e guarde as carícias e as intimidades para outro ambiente. Já pensou se o “fulaninho” é casado e você não sabia, mas seu chefe sim?

Dance sem soltar as feras

Sua música preferida começa a tocar, então você corre para a pista, grita um “uhuuu” e começar a dançar como se estivesse na sala da sua casa, certo? Nada disso.

Dançar é permitido sim, mas fazer de conta que está na balada é uma tremenda bola fora. Basta saber se controlar. Dance com classe, sem fazer movimentos espalhafatosos e que chamem a atenção, caso contrário, você pode virar a atração da festa - de forma negativa. Não saia como o “Mané” ou a “amostrada” da festa. Evite a performance com músicas que apresentam danças provocantes e sensuais, como o funk, arrocha ou esse batidões. A festa termina horas depois, a sua reputação permanecerá meses depois dali.

Presente de Grego

Caso você entre no amigo secreto da empresa, na hora de presentear, caso tenha tirado o seu chefe, dê algo de bom gosto, mas dentro de suas possibilidades. Nada pior que tentar fazer média e virar alvo de piadas durante a confraternização. Pega mal e seu chefe vai saber que você está “puxando o saco”. Caso tire um amigo ou colega de trabalho, vale a seguinte regra: Nunca dê como presente aquilo que você não gostaria de ganhar.E lembre-se: preço não é sinônimo de qualidade.

Na hora de comer

Normalmente, o convite da festa já vem acompanhado implicitamente do cardápio que será servido, como por exemplo, a confraternização será numa churrascaria ou num clube, ou salão de festas. Para evitar problemas, prepare-se para o momento da refeição. O comportamento para a hora da refeição também é diferenciado, dependendo do tipo de festa. Mas, as dicas principais que servem para todos os eventos são: evitar falar de boca cheia, não lotar o prato de comida e evitar desperdícios,  todo mundo está à vontade, mas nem por isso deixam de observar o que está rolando. 

Chame a atenção positivamente

Para chamar atenção positivamente basta não exagerar, além de conversar e ser simpático com os colegas. Aproveite para se aproximar e conversar com aquelas pessoas que você não conhece muito bem. Se divertir e deixar de lado os problemas do escritório também ajuda, evite tudo o que remeter ao seu trabalho, ali é um momento de confraternizar, de falar de outras coisas que não seja trabalho. Vale lembrar que brigas e provocações devem permanecer longe da confraternização, por isso, se existir uma pessoa que não agrada, fique distante e evite manter contato, sem que as outras pessoas percebam, é claro.

De resto, é aproveitar a confraternização e encerrar o ano com a tranquilidade de saber que vai voltar ao trabalho com a sua reputação intacta.