Santa Cervejinha...
- Marcos Vieira
- 22/11/2013 11:29
- Gourmet & Gastronomia
Presença sempre certa após uma “pelada” entre amigos, no churrasco, na piscina, na praia, na balada, rodas de samba ou pagode, e sem esquecer do happy-hour... A cerveja é a bebida mais socializante que conheço. Tão importante quanto a cachaça aqui no Brasil, essa louraça seduz muita gente porque carrega consigo além da refrescância, tradição, sabor, descontração e alegria.
Relatar efeitos negativos do álcool não cabe aqui nesse texto... A responsabilidade sobre seu consumo depende de cada um... Aqui eu homenageio a uma bebida que começa a ser apreciada de uma nova maneira por uma série de fatores e que acarreta uma melhor degustação e apreciação desse líquido no nosso país e mundo afora...
Um dos seus maiores apelos, publicitários, inclusive, diz respeito à sua associação com a alegria pura e simples. E o prazer de bebê-la, claro. A cerveja carrega em si uma série de valores culturais, como o de ser responsável pelo encontro e confraternização entre as pessoas. A verdadeira rede social, que começa no bar entre amigos e se estende pelas festas afora...
Embora tenha conhecimento de que sua origem tem início pelo Oriente Médio/ Ásia e com seu percurso histórico envolvendo boa parte da Europa, afirmo que é na cultura ocidental que ela se mantém relevante como instrumento agregador entre as pessoas. Existe coisa melhor do que chamar um amigo pra tomar uma geladinha e matar esse calor...?
Atualmente vemos um refinamento que vem incentivando uma sofisticação no paladar, que se traduz pela procura de rótulos importados, em especial pelas belgas e alemãs - como objeto de degustação para que aprecia esse líquido, e o aumento desses clubes de cervejas on line, ou seja, nada mal para essa bebida, que é considerado um alimento por mais de seis mil anos na história da humanidade... Alimento sim.
A cerveja é uma bebida equilibrada, de razoável teor alcoólico e níveis importantes de vitaminas e minerais que são úteis ao nosso organismo. Do ponto de vista sanitário é considerado um alimento seguro, pela ausência de micro-organismos patogêncios e onde as suas matérias primas – água, malte e levedo – são todas controláveis.
Obviamente, por ser uma bebida alcoólica e, só por isso já merece atenção, pois o seu consumo desenfreado e diário causa dependência química. Mas é inegável que ela possui qualidades e nutrientes, possui também antioxidantes e é fornecedora de vitaminas. Neste sentido, pode-se afirmar com muita certeza que, o consumo da cerveja não contribui para a obesidade. O que influi é o estilo de vida que a pessoa possui. Sedentarismo e alimentos ricos em gorduras e calorias como frituras e enlatados são sim, os vilões da história.
Curiosamente são as comidas salgadas e gordurosas que estão sempre associadas à cerveja, mas especialistas informam: para degustar bem a cerveja, esses alimentos devem ser evitados, porque interferem diretamente no seu sabor e aromas ou seja, em suas principais características.
Talvez muitas pessoas nunca tenham dado importância a isso, mas é inegável que a cerveja, tem várias características, cheiro, aromas e padrões diferentes e que tornam verdadeiras preciosidades... Existem cervejas com notas cítricas, florais, frutadas, maltes caramelados, picantes, toques sutis de café, de mel, de cereja... É preciso treinar o paladar para perceber isso... Muitos já começam a se aventurar por estes caminhos...
Não é à toa que as cervejarias e seu grupo, tem intensificado o comércio e a importação para os consumidores e apreciadores desse líquido tão admirável. Hoje você encontra novos rótulos em conveniências ou em lojas de bebidas especializadas. As próprias marcas nacionais, mantém padrões que não deixam a desejar a muita cervejaria estrangeira... Fábricas em Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, possuem excepcionais rótulos, muitos ainda desconhecidos do grande público aqui no nordeste...
A cultura cervejeira, vem assim, se destacando em todo mundo e a nós que apreciamos essa maravilha em forma de líquido dourado, amarronzado ou negro, vamos nos deliciando com cada marca e cada nova degustação, afinal, a experiência é única e intransferível para cada apreciador.
Saúde.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.