Cerveja, a estrela da gastronomia brasileira.

  • Marcos Vieira
  • 10/07/2014 20:39
  • Gourmet & Gastronomia
internet
Cerveja
Cerveja

A cerveja, esse alimento tão querido por 7 entre cada 10 brasileiros, é a bebida alcoólica mais bebida em todo o mundo! Espera, alimento? Sim, a cerveja é considerado um alimento! Contendo lúpulo, levedura, malte e outros grãos, além de levar 95% de água em sua composição, a cerveja é um alimento hidratante e era considerado assim, desde o seu surgimento na Suméria, quando era conhecida como “pão líquido”!

Nenhuma outra bebida alcoólica é tão lembrada quanto a cerveja, que desfruta do seu status de confraternização. Entre amigos numa mesa, ela é o elo de união entre todos. A loura gelada, se adequa a todos os gostos e bolsos e começa a ser bem mais explorada em todo seu potencial de comércio, virando objeto de desejo entre apreciadores.

Com a globalização, cervejas do mundo inteiro são importadas, e até as cervejas artesanais produzidas no interior dos estados brasileiros são facilmente encontradas até mesmo por sites e clubes de degustação na internet.

Participando de momentos gourmet, a cerveja atualmente já desfruta de intimidade na cozinha, junto ao fogão. Utilizada como ingrediente, ela pode dar um novo sabor às carnes vermelhas e, pasmem, também à carnes brancas, bem como para o preparo de algumas sobremesas que são preparadas tendo como base esse precioso e badalado líquido.

Se antes, a cerveja havia sido renegada ou marginalizada, hoje ela é estrela e bem harmonizada, levando-se em conta características como leveza, refrescância, acidez, amargor, maltação... Açúcar ou sal nos alimentos podem acentuar ou neutralizar a percepção da acidez, a utilização de ervas ou temperos, pode originar um novo sabor ao paladar, quando adicionadas à cerveja.

Com um leque de tipos de cerveja, como a Pilsen, Malzibier, Weissbier, Bock, Fruit Beer, Brown Ale, entre tantas outras, esse universo oferece infinitas possibilidades não só para elaboração de pratos na culinária, quanto para a harmonização com os diversos tipos de comida.

A experiência acaba se tornando uma verdadeira celebração dos sentidos, um festival de prazeres para quem curte degustá-las.