Quando ser Blogger virou trabalho?

  • Patrícia Rocha
  • 02/05/2016 17:49
  • Voce&ponto por Paty Rocha

Postagem especial pelo dia do trabalho:

Hoje vivemos cercados pelo mundo digital, seja nos computadores, tablets, celulares. É muito difícil não estarmos conectados.
Quando resolvi criar o Instablog voceeponto, pensei na praticidade e acessibilidade do aplicativo instagram. É muito mais pratico você ver atualizações de perfis que você segue em um aplicativo, do que abrir uma pagina no navegador e digitar um endereço de site, não desmerecendo claro, mas quando se trata de blogs, quanto mais prático você tiver ele em mãos, mais a informação chega de forma rápida.
Então ganhei tempo, porque as postagens são mais coesas e objetivas e ganhei seguidores reais.
Criar o voceeponto foi uma vontade antiga que eu sempre acabava deixando de lado, minhas amigas sempre pediam e eu por falta de tempo adiava, sempre gostei de escrever e emitir opiniões nas minhas redes sociais. Tanto que o @voceeponto aborda variados temas que me disponho a abordar.
Quando resolvi fazer só tive coisas positivas até aqui. E posso dizer sim que além de um amor na minha vida, o voceeponto tornou-se um trabalho e um compromisso com meus seguidores e seguidoras.
Apesar de ter o blog apenas há alguns meses, percebi que me tornei uma "digital influencer" para os seguidores do voceeponto.
Esse termo é usado para pessoas que acabam influenciando outras através de mídias digitais, sejam blogueiros, you tubers, snapers, enfim.
Isso aconteceu de forma natural, percebi que a partir do momento que eu fazia uma postagem sobre determinada tendência por exemplo, vinha seguidoras questionando, interagindo, usando o que eu postava, querendo me mostrar e me mandando fotos. Sempre posto o que as minhas seguidoras me mandam, sempre inspiradas no voceeponto.
Aí sim passei a enxergar a minha influencia sobre essas pessoas e me sinto muito responsável por isso, assim como profissionais seguidores também enxergaram esse potencial no blog e começaram a me propor parcerias.
Aí sim! Virou trabalho!! Firmo contratos com meus parceiros sejam fornecedoras de produtos ou de serviços, mas claro que só fecho parcerias que acredito, confio e sei que irá somar ao blog e a vida dos meus seguidores.
É natural, é expontâneo, quando você se torna de fato uma digital influencer, as pessoas percebem e chegam até você.
Porém não é porque você é blogueira que do nada você começa a influencias pessoas. As pessoas hoje em dia são informadas, críticas e exigentes.
Você para alcança-las tem que mostrar segurança no que faz, para que elas sintam que você realmente sabe e tem conhecimento do que fala.
Escrever bem, falar bem, preocupar-se com o português, com a linguagem. Ninguém quer seguir e ser influenciado por pessoas que não passam credibilidade.
Hoje tenho um pouco mais de 6 mil seguidores, não considero muitos, comparados a tantas blogueiras. Mas sou muito orgulhosa de ter todos eles, em tão pouco tempo.
É outra coisa que os profissionais que contratam serviços de mídias através de bloggers tem que observar. É melhor ter 6.000 seguidores reais, do que 20.000 seguidores que não interagem, que não se identificam com o blog e que podem até ser comprados. Pois é, existe isso no mundo digital.
Então para firmar trabalhos com blogueiros e blogueiras o profissional tem que ficar atento ao público que está se alcançando. E se de fato está alcançando e não são apenas números.
Aí sim vira trabalho, vira compromisso. Mídias de bloggers são mídias mais em conta e de maior alcance. Sem contar a rapidez e a eficácia.
Então hoje eu posso dizer que além dos meus trabalhos normais, que tenho devido as minhas formações acadêmicas, tenho mais um trabalho, comprometido e muito prazeroso que é ser a blogueira do instablog @voceeponto.

Beijos

Paty Rocha!