ZONA AZUL

  • Ana Adelaide França
  • 11/09/2014 08:52
  • Adelaide França

Finalmente Palmeira dos Índios terá o tão esperado estacionamento rotativo em vias e logradouros da cidade, a conhecida “Zona Azul”.

Neste espaço já fiz várias reclamações em relação ao nosso trânsito, bem como a falta de estacionamento, e sempre me perguntei o porquê de Palmeira não ter uma Zona Azul?

Espero que a Zona Azul venha a organizar a “Zona” que é o trânsito no Centro da cidade, pois, para quem quer realizar suas compras, ao chegar ao Centro e procurar um local para estacionar seu veículo, se depara com “reservas” feitas por alguns comerciantes, que se acham donos do espaço em frente ao seu estabelecimento.

Os motoristas Palmeirenses sabem muito bem a dificuldade em estacionar no Centro de Palmeira dos Índios.  Quem nunca tentou estacionar e se deparou com: cadeiras, cones, escadas, cavaletes e até sofás? Reservando o local para que o proprietário da loja possa tranquilamente estacionar o seu veículo a hora que bem quiser, haja vista ter o “seu estacionamento” reservado.

Ora! Sempre combati esta atitude. Eles não são donos da via pública. Sem contar com as calçadas que servem de vitrines para algumas lojas e até automóveis estacionados em cima delas.

Na próxima segunda-feira (15/09), terá início às 19h, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para discutir sobre a implantação da Zona Azul no Município.

Não tive acesso ao Projeto, mas, pelo que foi divulgado pelo radialista Marcelo Lima, o estacionamento rotativo terá funcionamento com a permanência da vaga de até 2h, de segunda à sexta, das 7:30h às 18:30 e nos sábados, das 8:00 às 14:00h. Já aos domingos será livre. Haverá também o horário estipulado para carga e descarga que será das 18:30 às 7:30.

Tive a surpresa de ouvir do apresentador Marcelo Lima, de que alguns comerciantes estavam reclamando sobre a implantação da Zona Azul em nossa cidade, alegando que isso irá diminuir sua clientela.

Aí pensei: Claro! Eles serão os mais prejudicados, mas, não por falta de clientes, como disseram ao radialista, mas, sim, por terem também que pagar pelo “espaço reservado” em frente aos seus estabelecimentos.

A meu ver, o estacionamento rotativo vai trazer organização e atrair mais pessoas ao Centro da cidade, que terão espaços para estacionarem e tranqüilidade em realizarem suas compras, sem se preocupar em correr quando ouvirem o apito de um guarda de trânsito para que retirem seus veículos do local proibido em que estacionaram.

Quem nunca passou por isto? Eu passo frequentemente, pois, por falta de local para estacionar o meu veículo, muitas vezes o coloco em local não permitido, faço aqui a minha “mea culpa”.

E quem nunca fez isto que atire a primeira pedra.

De parabéns ao autor do projeto, seja do executivo ou do legislativo, pela coragem em defender o direito da grande maioria da população de Palmeira, que são afrontados com atitudes de certos comerciantes, que se acham donos das vias públicas.

Palmeira dos Índios tem que crescer, tem que deixar de ser provinciana e para que isto aconteça, tem que ter alguém que tenha coragem de contrariar alguns interesses.

Mais uma vez, parabéns, Executivo, Legislativo e ao competente Aurélio Brasileiro,Superintendente da SMTT.

E que venha a Zona Azul!