Tecnologia ajuda as empresas ?
- Redação
- 09/01/2012 06:40
- Aerton Lessa
Antes de nos aprofundarmos em outros temas sobre do uso de tecnologia para micro e pequenas nas empresas (MPEs), debatermos sobre o uso de redes sociais, microblog, Android (o sistema operacional que deve dominar os celulares) e outros assuntos na área de TI que podem ajudar as MPEs a faturar mais, é necessário procurar responder a uma pergunta que para muitos ainda não está bem clara.
Para os mais aficionados em tecnologia, mesmo os novatos, que já são viciados em facebook, twitter, orkut, que não vivem sem o seu smartfone, a resposta parece óbvia, quem nunca teve uma experiência amarga ao tentar instalar um sistema de controle da sua atividade, vai dizer: “ é óbvio que a tecnologia ajuda ! ”
Para um bom número de empresários ainda existe um grande questionamento sobre o uso de tecnologia da informação, principalmente por aqueles que investiram quantias razoáveis e não tiveram um grande retorno, e muitas vezes o seu investimento foi por água abaixo.
Para responder a essa questão analisemos a quantidade de pessoas que tem um telefone com e-mail, internet, aplicativos, fotos e utiliza somente o recurso mais básico que é efetuar e receber ligações. No seu notebook, qual o percentual de utilização das ferramentas disponíveis ? No meu caso utilizo menos de 60% das ferramentas realmente disponíveis.
O mesmo tem acontece com a utilização dos softwares nas empresas, menos da metade dos recursos disponíveis são utilizados. Mas por que isso acontece ? O famoso consultor Vicente Falconi em seu livro “O Verdadeiro Poder” defende que há uma longa caminhada entre conhecimento e prática. Muitas vezes as empresas compram um bom software, colocam seus funcionários em uma sala de aula por uma semana e pensam que o problema está resolvido. Na realidade está só começando. Nós seres humanos somos limitados no aprendizado, só conseguimos aprender certa quantidade de coisas por dia. Falconi destaca em seu livro o conceito de Potencial Mental de Maslow que explica essa questão.
Nas micros e pequenas empresas o problema é ainda maior quando são compradas soluções que tem pouco ou nenhum treinamento, aí o problema se agrava mais. Mas o que fazer para poder realmente utilizar a tecnologia de forma a ajudar a empresa principalmente para elevar seus lucros ?
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.