Tecnologia ajuda das Empresas ? (parte 2)
- Redação
- 10/01/2012 05:00
- Aerton Lessa
É preciso saber que existe o conhecimento que pode ser ensinado por qualquer pessoa para um grupo e existe outro tipo de conhecimento que precisa ser aprendido pela experimentação e o aprendizado das ferramentas tecnológicas precisa passar por essas duas etapas: primeiro vem uma parte mais explicita mais simples de absorver, e depois vem à parte tácita, que se aprende aos poucos pela experimentação. E em um sistema complexo de gestão isso pode demorar meses ou até anos dependendo da complexidade e do tamanho do sistema.
Assim o treinamento de pessoas deve ocorrer por um longo prazo, melhor se for contínuo, sempre acontecer. É preciso insistir nisso. Se houver um departamento sempre preocupado com isso é o ideal, mas se a empresa for muito pequena, deve sempre buscar parceiros como SEBRAE, SENAC e outras instituições para que sempre haja treinamentos e reciclagem. Um erro típico das pequenas empresas ao colocarem um sistema de gestão de estoques é investir somente em treinamentos de informática, é preciso também conhecer os conceitos da gestão, realizar treinamento em gestão de estoques. E isso deve acontecer sempre. Outro fator que pode atrapalhar no uso da tecnologia é a rotatividade de pessoal, se a empresa tem muita rotatividade à aprendizagem torna-se muito mais lenta e difícil.
Vale ressaltar que esse investimento contínuo em aprendizagem tem retorno mais que certo e bons resultados vem a partir de um monitoramento permanente das atividades e treinamento contínuo.
Deixe seu comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.