APESAR DE TUDO, O BRASIL TEM JEITO

  • Jairo Xavier Costa - Juiz de Direito, Radialista e
  • 25/05/2017 05:17
  • Jairo Xavier
Google
Bandeira Brasileira
Bandeira Brasileira

Os últimos acontecimentos trazidos a baila, envolvendo autoridades governamentais, nos deixam inseguros, impotentes e sem nortes; essa delação que tem martelado a cabeça dos vulneráveis, nos entristece como cidadãos. É um incômodo que fragiliza as criaturas, como se uma nova cena, no palco do teatro da vida.

                        Quantas mentiras que parecem verdades, estamos impelidos a assistir, logo nós, que a tudo acompanhamos e, que inadvertidamente, somos os transatores de um pacto para uma nova geração de esperança, de desenhar um Brasil mais ético e mais promissor, vermos agora, o fim da credibilidade dos que antes confiávamos ?

                        É a decepção formando um novo ciclo nesse espaço sideral. Quem diria... homens que nos representam, sendo delatados, incriminados, jogados na lama. E as suas famílias, que sofrem, constrangidas, humilhadas ? Vemos, que não vale a pena ser o que nunca fomos capaz de ser. A ausência dos preceitos legais contamina a conduta do homem.

                        Tenho dito que a sociedade que nos aplaude, é a mesma que nos apedreja. Se enganam, os que escolhem o caminho diferente, pois o atalho é o caminho mais fácil, mas é perigoso, para nos desviarmos de nós mesmos, os atalhos nos obscurecem a visão, não permitindo que vejamos nossas imagens já tão distorcidas.

                        Precisamos manejar uma nova prática, onde só as orações, possam nos salvar. Não vamos disseminar o ódio, a vindita, a desconfiança... Vamos, sim, exercer o poder da gratidão de um momento fenomenal, acreditando em novas consciências, em novos focos, onde o amor e a solidariedade entre os homens, possam servir de argamassa para a concretude de novas ações.

                        Nosso foco é sermos corteses, amadurecidos, conscientes e confiantes de que o Brasil ainda tem jeito. Vamos erradicar o lixo moral, dispersando as interpretações de que a corrupção é cultural... precisamos semear novas regras, focando o homem como nosso irmão, em busca da perfeição, dizimando as querelas, as adversidades, numa trajetória de novas estratégias e perspectivas pelo caminho do bem.

                        Essas eventualidades midiáticas, são reflexos de mudanças, de transições, de interesses muitas vezes duvidosos, face aos recorrentes métodos mesquinhos e egoísticos que não enaltecem a politica da boa fé, circunstâncias essas, muitas vezes consideradas agressivas e  abomináveis ao advento das politicas públicas.

                        As dúvidas, as incertezas, as discussões, quer política ou jurídica, haverão de ser exauridas, após análises e discussões, que passam pelo crivo do Poder Judiciário, guardião de nossa Constituição, representado por homens probos, operadores do direito e, de relevante saber jurídico, que formam, para a nossa única esperança,  o colendo Pleno do STF -  Supremo Tribunal Federal.

                        Engana-se àquele que pensa diferente e, acerta, àquele que está em constante  oração, que reza, que espera, que confia e que busca a harmonia dos homens, das autoridades, dos segmentos sociais e religiosos, de modo a acreditar num Brasil independente e promissor, um Brasil com governantes essencialmente comprometidos com o avanço democrático de seu povo  e sua soberania.