TRÉGUA PARA UMA REFLEXÃO.

  • Juiz de Direiro, Jornalista e Radialista
  • 14/04/2017 08:00
  • Jairo Xavier

Certa feita, em conversa com o Dr. Geraldo Sampaio, atualmente no plano espiritual, quando então proprietário da TV Alagoas; em foco, assunto pertinente, quanto a preocupação do povo com a crise e a carência de governabilidade em nosso país.

Colocava naquela oportunidade, como alternativa, a seguinte tese: “Que algum dia, imaginássemos e dispuséssemos de um modelo, num eventual projeto comunitário, em que moradores de um determinado bairro, após sucessivas reuniões e, procedidas por seleção os seus lideres, e, escolhido o seu representante, após a realização tipo, cadastro, nele, sendo confeccionado todas as tratativas peculiares.

 Escolher-se-ia os homens que, fisicamente fortes, aparentemente destemidos e corajosos, cuidassem da segurança dos moradores e familiares; na saúde, que as mulheres que fossem portadoras de conhecimento técnico nessa área, fossem as responsáveis pela orientação e prevenção das famílias, iniciando-se com a prática dos primeiros socorros. As mulheres de prendas domésticas, a ministrarem aulas de culinária, de artes e, de bons costumes.

 Que os professores se propusessem a lecionar gratuitamente, interagindo com a necessidade do alunado e, que pedagogicamente orientando-o para a vida lá fora, de modo a se protegerem contra a tirania e garantindo-lhe uma vida mais sossegada, mais tranquila, onde não houvessem informações externas de prejudicialidade.”

  Risos, seguidos de observações, foram anotados na ocasião. “Isso é ideia de comunista e, acho que não ficaria bem para o momento atual”. Arremate do proprietário da televisão. Terminada a conversa, assunto encerrado.

  N´outro ângulo, assistimos de tudo, quando somos impelidos pelas informações externas, com as mídias nos impondo a seguir sistematicamente o que eles produzem: novelas sem parâmetros, filminhos impróprios que enaltecem o sexo e a violência, migrados de países mais desenvolvidos. Discussão de transgêneros, onde a droga, o lesbianismo e o homossexualismo se completam.

 Além disso tudo, somos forçados ainda a assistirmos aos resultados dos Projetos de Leis,  dos nossos Congressistas, pautados para  a discussão e aprovação,  na chamada “hora do lobisomem”, ou seja, na madrugada. Um verdadeiro ato de covardia e despotismo, à nossa pátria, em face da surpresa nas decisões, sem que o povo fosse consultado, sem que as nossas instituições fossem ouvidas. Mas, a mentira tem pernas curtas e a verdade vai chegar, aliás, como já se vem chegando.

 Querem impor a “Lei do Abuso de Autoridades” e, nesse víeis, calar o Ministério Público e o Poder Judiciário, quando aceleram atravessadamente, medidas inconstitucionais, que contemplem aos seus interesses, como se uma defesa prévia extemporânea, ao que já se vem sendo devidamente apurado pela Polícia Federal. Esse projeto é mais um absurdo e, deve ser abortado.

 Mas, o povo está cada vez mais vigilante e consciente em suas opiniões; já possui discernimento, capaz de poder ir as ruas, de bradar, de  promover panelaço e reivindicar os seus direitos, de modo a identificar quem é quem, na hora de se habilitar a qualquer cargo político. Que não esqueçam esses deputados e senadores, que tudo passa nesta vida, cujos ideais de seus filhos tornar-se-ão referências triunfais, para o bem de nossa democracia e grandeza pátria.