O POVO E A CONSCIÊNCIA CIDADÃ

  • Jairo Xavier - Juiz de Direito, Radialista e Jorna
  • 31/03/2017 05:33
  • Jairo Xavier

Vivemos um hoje de expectativas, embora a esperança ainda seja a nossa grande companheira, nos deparamos com pessoas em verdadeiro estado de desespero, com sinais até de demência, cujo desequilíbrio emocional remete uma energia extremamente negativa aos olhos dos que ainda confiam num Brasil mais ordeiro e mais promissor, apesar das atuais circunstâncias negativas que fazem gerar os grandes conflitos sociais.

                        As nossas instituições vem reagindo aos poucos e, de repente o povo vem sendo informado através do poder midiático, à tomar ciência dos seus direitos e deveres, de lidar com o ônus e o bônus, de modo a interagir os seus reais interesses. Vimos assim, que diante disto, a democracia vem sendo exercitada, quando ações legais são migradas do Ministério Público e garantidas pelo Poder Judiciário.

                     Diante dos escândalos nacionais, pela falta de ética na politica, cujo Congresso Nacional, como exemplo,  não tem sido a caixa de ressonância de seu povo, ao destoar de seus interesses, repercute muito mal aos nossos ouvidos. Fatos assim, degeneram a sua legitimidade, cuja incongruência passa a formar um exército de dúvidas. São essas indisciplinas que colaboram para a alternativa da força motriz das manifestações de seus governados.

                           Ainda bem, que a OAB ( Ordem dos Advogados do Brasil), após um breve silêncio, aparece para levantar a sua bandeira, na discussão de um tema importantíssimo, que é o caso da Reforma da Previdência Social, assunto que vem tirando o sono dos trabalhadores brasileiros, que aspiram ver um dia reconhecidos,  o seu direito  a aposentadoria.

                            Aliás, sobre essa discussão, um magistrado se debruçou e determinou em processo, que as autoridades da previdência social, provassem a existência do déficit, que mostrassem o “rombo” ? Ainda, nessa direção, tomamos conhecimento que o Ministério Público Federal colocou no ar o site da Operação Lava Jato. A transparência, em rede social, é uma arma para evitar que muitos dos que foram investigados acabem no esquecimento do povo e dos seus eleitores.

                          São com essas reais atitudes, que crescemos, que amadurecemos, aos exercitarmos os nossos atos , com dignidade, por amor a pátria, por obediência as leis e, em respeito ao seu Povo, com consciência cidadã, cuja imparcialidade consiste em confiar ainda mais na justiça,  que a tudo assiste e contempla e, no momento certo, sabe dar a sua resposta. Decisões como essas, fazem-nos vibrar e em acreditar ainda mais, num Brasil para os brasileiros.

                A mentira, o engôdo,  a falta de respeito, têm sido uma grande praga que vem contaminando os integrantes do Congresso Nacional; mas, somos nós, os eleitores, os reais culpados, quando os elegemos no dia das eleições. Portanto, que se venham outras operações, novas investidas, novas buscas, em nome das nossas instituições democráticas e em direção a nossa pátria amada.