Palhaçada Institucionalizada

  • Jairo Xavier - Juiz de Direito, Jornalista e Radia
  • 19/01/2017 05:33
  • Jairo Xavier

                      Estarrecido com tamanha desinformação, a cerca do que se vem tomando corpo no espaço midiático, lamento a inversão de valores e, sobretudo, a falta de respeito e de uma tomada de providência, quando determinados políticos irresponsáveis cometem injúrias, ao mentirem publicamente, contra a magistratura nacional, ao vivo, como se verdadeiras fossem, aquelas informações. É a abertura que se constitui em grave precedente, que se assim continuar, de forma antiética e abusiva, consiste em confundir a opinião pública e faz gerar um estado de beligerância institucional.

                   O povo não sabe quem é o vilão nessa história, posto que incapaz em sua grande maioria, do conhecimento, de poder interpretar a inconsistência dos discursos, irresponsáveis, incógnitos, indecentes e imorais, porque desprovidos da verdade, à margem de provas. Aliás, é bom que se frise que em política, tudo se pode, em face do grande poder de liberdade, sem quaisquer parâmetros, num verdadeiro desrespeito, quando se atropela a nossa constituição cidadã, um flagrante espetáculo circense.

                        Nunca convivi com essa palhaçada congressual, jamais haverei de fazer apologia ao erro contumaz. Estou convencido de que a estratégia utilizada constitui em ato criminoso, capaz de receber as reprimendas judiciais. Até que ponto se chegou? Até mesmo a imprensa vem sendo conduzida de forma parcial, sob um comando sistemático e cruel, nocivo a civilidade social, quando  se envereda tortuosamente pelas inverdades.

                        Há alguma recomendação, sem qualquer secretismo, na contramão da legalidade institucional, cujo tema, é no sentido de atacar ao Poder Judiciário, objetivando atingir aos seus integrantes. Dizem tratar-se de estratégias, quando se deflui “a melhor defesa é o ataque”. Quanta astúcia, como se a ignorância viesse a se formar um exército de intocáveis, sob o manto de alguns integrantes do STF. ?

                        Também pudera... cláusulas pétreas encravadas em nossa Constituição da República Federativa, vem sendo tratadas sem quaisquer escrúpulos ? Quem já se viu tamanhas aberrações, quantos absurdos. Todos vimos, não faz muito tempo, àquele episódio grotesco em que o então Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Ricardo Levandowski, à frente do Congresso Nacional, na conclusão dos trabalhos que levaram o Impeachiment da Presidenta Dilma Roussef?

                        Comportamento abominável e esdrúxulo, cuja conduta, transformou o respeito que poderíamos ter nas autoridades, em vergonha nacional, pela falta de decoro e de dignidade. Á final, para que existe uma Constituição, quando ainda tínhamos a certeza de que nunca ficaria subordinada a interesses políticos, cujo ardil, beneficiaria a uma e, prejudicaria a outrem em decisão jamais vista no cenário jurídico/politico de nosso Brasil?

                        Mas, o povo, somente o povo, é capaz de algum dia mudar, mesmo sendo comprimido em seus direitos, mesmo sendo escravizado momentaneamente, por um sistema cruel, imposto pelos banqueiros e empreendedores políticos. A garantia desse direito algum dia virá, com a formação, com a transformação, por uma consciência cidadã, cuja educação terá o condão dessa responsabilização. Precisamos expurgar essa palhaçada institucionalizada, em nome de um Brasil livre e soberano, sob o aval de um Poder Judiciário cada vez mais forte e independente, em defesa do patrimônio cívico/moral dos brasileiros.