PRESOS, CADA QUAL NO SEU QUADRADO.

  • Jairo Xavier - Juiz de Direito, Radialista e Jorna
  • 11/01/2017 05:12
  • Jairo Xavier
Web

O tema a ser abordado no momento, é de uma abrangência social que merece ser refletido pelas nossas autoridades governamentais, sem se distanciar em nenhum milímetro, do que lhe é defeso nos parâmetros legais e constitucionais, em direção aos presídios ou casas de custódia.

Sabemos todos, quanto ao que se é comentado, criticado e discutido por nossa contemporânea geração, pelos seus vários segmentos sociais, quando se é focado temas do tipo, crise institucional e política, envolvendo gastos com presos e, eventuais sugestões para o bem da economia.

São dos presídios que partem os comandos criminosos, articulados por verdadeiros gangster´s, cujos efeitos se materializam do lado de fora, onde a droga percorre livremente os seus trajetos, repercutindo na prática de delitos, inclusive nos crimes de mando e, o Estado é quem paga a conta milionária.

Veja-se que os estudos feitos por técnicos e, denunciados pela ministra Carmem Lúcia, Presidente do STF e do CNJ : “gasta-se em média R$ 2.400,00 por mês, por cada preso, já com o aluno de ensino médio, gasta-se R$ 2.200,00 por ano, ou seja, uma diferença de 13 vezes mais. Algo de muito errado está acontecendo em nossa pátria.”

Mas vamos imaginar numa equação muito simples: o preso, através de sua família, de seus parceiros e de sua comunidade, var dar e, fazer gerar, muitos votos em direção aos seus partidos e candidatos/políticos; já o aluno, não!... ou seja, quanto mais existir os analfabetos, melhor será para o político... ou não ?

Para finalizar esse texto, darei uma pequena sugestão aos nossos governantes, quanto a se buscar uma maneira para o bem dos presos e de suas famílias e amigos. Que os presos permaneçam nas cadeias municipais, sob a tutela do Estado. Assim, não haveria tantos gastos com transportes, segurança s, tornozeleiras e, também, descongestionaria a

população carcerária. Cada qual no seu quadrado. Fica aí a minha humilde sugestão.