OLIMPIADAS- RIO 2016

  • Jairo Xavier Costa
  • 01/09/2016 06:11
  • Jairo Xavier

O que assistimos desde a sua honrosa e festiva abertura, foi sem dúvida, uma demonstração de inesquecível e grandioso espetáculo que ficou para sempre na memória do desporto mundial. Não era um sonho ou mera imaginação, era na verdade, um palco gigantesco, onde a cultura brasileira, de repente, serviu de presente,aos nossos visitantes de todo o mundo, que assistiram e aplaudiram de pé, aos que por seus dons naturais, se expuseram com dedicação e amor a arte.

                           Sobre os olhares do Cristo Redentor, o Rio de Janeiro se engalanou e mostrou para os mais de duzentos e cinquenta mil jornalistas de todo o mundo, que o Brasil é de todos, tratando-se, pois, de um paísviável, quer no desporto, quer na educação de seu povo. Se não pode se igualar no número de medalhas recebidas por seus atletas, mas, foi digno de um espetáculo de primeira grandeza, por ter sido anfitrião e, nesse viés, saber com maestria, celebrar uma das mais belas maravilhas que o mundo já assistiu.

                          De repente, como num passe de mágica, todo o Brasil parou para ver o lado hospitaleiro, que o seu povo preparou, foram momentos de pura arte, onde o folclore, a cultura, a música, a criatividade dos ginastas, dos atletas, independentemente de suas cores, raças e línguas, onde osseus organizadores, ao harmonizarem com os sons, as luzes, e artes, em suas  formas, proporcionaram verdadeiramente, um dos espetáculos mais belos, que o Rio de Janeiro promoveu.

                          O Rio 2016, longe das querelas, distante das violências e da corrupção, ausente das drogas e do medo, dos confrontos sociais, entre milícias e polícias. Vímos, um arco-íris de paz, de esperança, dar conotações gigantescas nos céus do nosso imenso Brasil. Precisávamos dessa demonstração, necessitávamos dessa interação, desse abraço, desse aconchego, daquelas vibrações de torcidas, manifestadas através dos gritos e aplausos, que democratizaram as Olimpíadas Rio 2016.

                        Acontecimento fenomênico, onde de repente, o verde e amarelo da nossa bandeira, aliou-se ao mundo do esporte, nas quadras, nas águas, nas pistas e arenas, cobriram espetacularmente a todos os quadrantes; festa inédita que culminou com as homenagens ao nosso povo nordestino. Venceu a dança, triunfou o samba, brilhou o folclore, ganhou o Rio de Janeiro. Parabéns aos atletas que se transformaram em verdadeiras estrelas na constelação de  nosso glorioso Brasil.

 

* Juiz de Direito, Radialista e Jornalista