A PÁTRIA É NOSSA!

  • Jairo Xavier
  • 18/08/2016 05:25
  • Jairo Xavier

Ninguém deve ser considerado melhor ou pior que ninguém, pois, viemos do pó e, a ele, inarredavelmente, voltaremos. Mas essa assertiva parece não chegar aos ouvidos de muitos imbecis que egoisticamente preferem ignorar esse lado verdadeiro da vida. Os homens, na criação da Constituição Federal da República Brasileira, após breves reflexões, entenderam materializar a sua interpretação no seu art. 1º -‘’Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido’’.

                         Existem as pessoas, os políticos, também, os vícios da corrupção. Vivemos o momento atual brasileiro, que serodiamente quer corrigir através dos nossos representantes no Congresso Nacional, essa mazela, punindo, afastando, impedindo a continuação desse mal;mas, tudo isso só está acontecendo graças a consciência cidadã de nosso povo, que sob pressão, está sendo exercida pela sociedade organizada.

                  Também pudera...! pois, já era tempo para uma tomada de posição. Muitos morreram na desgraça, eles esperavam por providências, sonhavam por um Brasil varonil, de ordem e progresso, em respeito aos seus direitos e princípios, onde a ética modelasse a formação de seus filhos. Eles não viram um Presidente da República ser destronado, sob acusação de crime de responsabilidade.

                       O povo pode até permanecer pobre, mas não deve perder nunca a sua noção de dignidade e, isso só acontece com o conhecimento, com a interatividade, com o respeito, com a garra e, o denodo no enfrentamento as adversidades. É preciso cobrar, é necessário reclamar e exigir os nossos direitos e, nunca se acomodar, tudo em nome de nossa democracía. Tenho dito que“a pior doença do mundo é o comodismo”.

                     Quando servi ao Exército Brasileiro, recebi um atestado de honra ao mérito que muito me orgulha e, que levarei para a eternidade. Dizia a ementa: “Para que sejáis útil à pátria, deveis manter como cidadão, comportamento semelhante ao que mantivestes como militar”. Uma verdadeira lição de vida que muito me estimulou na caminhada rumo a um Brasil de esperança e de muita paz. A covardia deve ser erradicada de nosso dicionário, porque a luta deve ser contínua e sem tregua.

                     “Quem não vive para servir não serve para viver”. Assim, com frases de efeito, deve a sociedade conviver, acreditando que a solidariedade é preciso. Convivamos com as adversidades e com os corruptos; porém, jamais façamos apologia. Podemos até sermos tratados como ninguém, como inexistentes e insignificantes, mas nossa resposta virá com elegância, com independência, nossa resposta, isso sim, virá com o voto.A final, a Pátria é nossa.

 

*Juiz de Direito, Radialista e Jornalista