EM HOMENAGEM AO POVO BRASILEIRO

  • Jairo Xavier Costa - Juiz de Direito, Jornalista e
  • 20/04/2016 05:13
  • Jairo Xavier

Estamos diante de momentos de grandes turbulências e, como nascidos sob o solo brasileiro, infelizmente temos ainda que nos deparar com muita hipocrisia, por parte dos nossos governantes e representantes políticos. Um Brasil que em sua grandeza histórica possui referências marcantes, quando nos reportamos a convivência com os Generais, que comandaram a nossa pátria com ordem, disciplina e respeito, hoje nos parece débil pela ação do tempo.

               As crises institucionais contaminam o caminho do progresso, paramos e regredimos moralmente, ao ter que convivermos com a banalização da corrupção. Há uma grande inversão de valores que dificultam a angularização da consciência cidadã. Essa transição é cultural e me parece cada vez mais forte e decepcionante. O egoismo avassalador do homem pela matéria constitui crime contra a sua formação. Onde já se viu um corrupto falar do outro ?

               Que exemplos positivos serviriam de ensinamentos para os nossos sucessores nesta vida, quando vivenciamos, quando assistimos a espetáculos gratuitos apresentados em horário nobre, pelos nossos deputados federais na televisão brasileira, quando da solenidade de votação do pretenso Impeachment da Presidência da República ?  Erros na língua portuguesa, troca do plural pelo singular, tratamentos desrespeitosos aos companheiros de bancada, termos inadequados em suas verbalizações. Homenagearam a esposa, a companheira, a nora, ao filho,  porém não homenagearam o povo brasileiro.

               O povo brasileiro é criativo, é sonhador, mas também é grande humorista, sobretudo, quando se depara com situações inusitadas, tais como lhe foi imposta por ocasião daquela votação. Espetáculo deprimente e, sobremaneira de nível primário, quer pelas colocações de alguns, quer pela ousadia de outros, pela falta de respeito aos telespectadores, pelo comportamento antiético e patético com que se propuseram, em cenas abomináveis e inesquecíveis, face a seriedade que se deveria ter sobre o assunto enfocado.

                     A imprensa internacional fez alusão ao grande despreparo encenado. A final, não se deve brincar com momentos sérios e decisivos, quando em discussão os interesses sobre a governabilidade brasileira e o futuro de uma nação. Que o brasileiro, apesar de brincar, de sorrir, de produzir piadas, também chora e clama por esperanças de poder viver um país livre e soberano, sem quaisquer amarras a corrupção tão propalada.

               Os fundamentos jurídicos/políticos constantes do pedido de um Impeachment, não devem ser vistos sob a ótica da desídia, de modo a satisfazer interesses pessoais, mas, sob o manto da legalidade, impessoalidade e publicidade, cuja institucionalidade deve estar sintonizada com a verdade, com fatos e com provas, de maneira que a segurança jurídica possa prevalecer com abundância, os legais interesses dos milhões de brasileiros que votaram em seus governantes e esperam pela verdadeira justiça. Com a palavra, o Senado Federal.