INSEGURANÇA - “SOCIEDADE ENCURRALADA”.

  • Jairo Xavier - Juiz de Direito, Jornalista e Radia
  • 06/03/2016 08:04
  • Jairo Xavier

No que pertine saber da preocupação dos nossos governantes, quando tentam redobrar esforços tentando conter a violência que assola o nosso país, quer inovando métodos, criando alternativas, quer buscando estratégias as mais diversificadas para erradicar a esse grande mal, mas a violência cresce assustadoramente em direção a nossa sociedade, que chora e lamenta sem nada poder fazer.

 

                                   Se de um lado vemos a droga sendo consumida, formando o seu império com blindagens até mesmo com apoio político de criminosos, de outro vemos a sociedade na orfandade, aos perder os seus filhos, que usuários, drogados, inconscientes, são envolvidos por essa praga, vindo a contaminar toda a sociedade.

                                   Ah !... mas, há quem diga que existem comandos de gente grande, quanto mais as pessoas débeis, dependentes, melhor para aquele que manipulam os seus interesses, não se importando quanto aos danos que serão causados a população que recorre a ajuda nas igrejas, que em orações, busca Deus como o seu último recurso.

                                   A insegurança é tamanha, ninguém pode andar mais nas ruas para não ser assaltado, para não ser trucidado. Os Estados e municípios, sem estruturas suficientes, reclamam de falta de verbas federais, mas, tentam fazer o dever de casa, contra-atacando, com realização de blit´z, usam até helicópteros, para locais íngremes e estratégicos. O nosso novo Secretário de Defesa Social, sai na linha de frente em esforço concentrado, tentando banir a criminalidade.

                                   Entretanto, grande verdade, é que estamos diante do ano eleitoral e, coincidentemente ou não, os assaltos a bancos vem infernizando a vida de todos, pelas informações midiáticas e policiais. Trata-se de quadrilha extremamente equipada e com informações privilegiadas, predispostos a matar ou morrer, com uso de bombas e dinamites, armamentos de grosso calibre e usando fardamento com coletes a prova de balas, um absurdo.        

                                   Estão tentando erradicar o mal serodiamente, quando deveriam fazê-lo em seu nascedouro, na causa, na preventividade, na essência; onde a educação deveria ser o seu maior foco. Não bastam agora os bonitos discursos dos políticos e governantes que prometem o já prometido, mas com o Renan Filho, a coisa poderá mudar.

                           Aliás, falando nisso, me recordo dessas frases de efeito usadas em governos passados. Mas os tempos mudaram. Quem não se lembra, quando um simples cabo de polícia dava conta do recado na sua comunidade ? Todo mundo o respeitava... hoje, a sociedade vive encurralada, que se venham as novidades, precisamos mesmo dessas providências, pois hoje tudo mudou, coloca-se um batalhão e os bandidos não respeitam.