O xadrez político em Estrela de Alagoas está a um passo do xeque-mate.

  • Redação
  • 20/03/2012 06:17
  • Marquinhos Ribeiro
Pré-candidatos a prefeito de Estrela de Alagoas.
Pré-candidatos a prefeito de Estrela de Alagoas.

Diante das comemorações das festas carnavalescas, as articulações políticas em Estrela de Alagoas deu uma ligeira esfriada, mas, continua a todo vapor no tabuleiro das composições onde todos querem ser “Rei”, dando uma jogada decisiva chegando ao xeque-mate no tabuleiro político, os pré-candidatos tentam a todo custo trazer para seu grupo os possíveis e impossíveis nomes mais cogitados para compor sua coligação, com o intuito de sair na frente da disputa eleitoral.
Existem dois grupos que disputarão as eleições em Estrela de Alagoas, os que estão no poder desde sua emancipação política, ou seja, há 19 (dezenove) anos, tendo como pré-candidato o Secretário Geral da Prefeitura Arlindo Garrote (PP), filho do ex-prefeito o saudoso Antônio Garrote e da ex-prefeita Ângela Garrote, que possui uma força sine qua non nas decisões da atual administração, tendo como aliados o Sen. Benedito de Lira (PP), Dep. Federal Arthur Lira (PP) e o suplente de Deputado Estadual Cicero Ferro (PTB). Arlindo Garrote é lembrado pela semelhança com seu pai que era uma pessoa muito carismática e humilde, tendo como ponto negativo o desgaste natural de estarem no domínio daquela gente a 19 (dezenove) anos com acertos e erros no trato com a coisa pública.
Correndo por fora, vem o grupo de oposição com a intenção de destronar o suposto “Reinado” tomando para si os destinos do município, com um compromisso de marcharem juntos no próximo pleito sendo que dos quatro candidatos citados abaixo, apenas um sairá como cabeça de chapa ficando os outros na escolha para vice-prefeito do mencionado grupo de oposição, sendo anunciados os respectivos pré-candidatos no final desse mês após as festividades da semana santa. São eles: o agropecuarista e ex-vice-prefeito Chico Fausto por Palmeira dos Índios (PMDB), que disputou todas as eleições sem obter êxito, vislumbrando uma possibilidade real de vitória acreditando ele que com o cadastramento biométrico onde mais de três mil votos oriundos de outras cidades foram expurgados do município, sendo vantajoso para seu grupo já que nas disputas em que perdeu a diferença sempre é em torno de 400 (quatrocentos) à 900 (novecentos) votos, significando renovação política tendo como aliados o Senador Renan Calheiros(PMDB), Dep. Federal Renan Filho (PMDB), e o Dep. Estadual Edval Gaia Filho (PSDB) e o Governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), aparece como pré-candidata a vereadora Geralda Ferro (PSD) que faz parte do mesmo grupo e já assumiu a prefeitura durante um curto período demonstrando habilidade no trato com a coisa pública, acrescentando o nome do Usineiro e Dep. Federal João Lyra (PSD) como mais uma força no caminhar da eleição, e correndo por fora o empresário e ex prefeito por Palmeira dos Índios, Gileno Costa Sampaio (PT) que conta apenas com o apoio da direção regional do seu partido e o ex-vereador e policial militar Amorim (PTC) de família tradicional contando com a simpatia do Sen. Fernando Collor (PTB) e Dep. Estadual Dudu Holanda (PSD) trabalhando nos bastidores para fortalecer seu nome.
Nesse xadrez político irá fazer o tão sonhado xeque-mate aquele que aglutinar mais apoios em sua base eleitoral trazendo para seu palanque além dos caciques já mencionados, propostas sérias e determinadas na defesa do interesse coletivo visando o bem estar social debatendo os problemas da cidade, apontando os erros e indicando os acertos sempre em defesa de nosso direito.

Nos siga no twitter: _MarcusR

Facebook: Marquinhos Ribeiro

e-mail: [email protected]