Coisas de Palmeira (04)

  • Redação
  • 01/02/2012 06:50
  • Jorge Vieira

COISAS DE PALMEIRA

ASSOCIAÇÃO FREI DAMIÃO II

Chamo a atenção das autoridades estaduais e municipais sobre a situação da Associação Frei Damião. Não pode uma obra tão bem estruturada, ficar sem funcionar. Quando o ex-deputado federal Antonio Ferreira de Andrade e o mesmo se encontrava no poder, o mesmo batalhou foi através de verbas federais e conseguiu apoio da Fundação Banco do Brasil e construiu senão a melhor mas uma obra de grande porte para o estado. A escola de 1º grau Deputado Antonio Ferreira, chegou a funcionar com 622 alunos regularmente matriculados por quatro anos. A creche Raimundo ferreira, funcionava de 2ª a sábado com 80 crianças, recebendo as mesmas a 07:00 hs da manhã e entregando-as as 17:30 hs. Além das 5 refeições servidas diariamente, as crianças recebiam fardamento e todo material pedagógico, até uma Kombi doada pela CFBIA para que as mesmas fizessem pequenos passeios. Hoje como ex-deputado não tem mandato tudo lá continua fechado, servindo de depósito de poeira, criação de baratas, dormidas para morcegos. Por anda os homens de boa vontade deste Estado de Alagoas, que não comungão com a idéia de Antonio Ferreira e que a Associação Frei a Damião volte a funcionar como era antes. Dê a sua opinião. No seu município existe algo parecido? É melhor confiar em Deus do que nos poderosos.

MEU CAMINHAR

O lançamento do livro “Meu Caminhar”, da poeta Judith Maria Rocha da Silva, lotou as dependências do Restaurante Akallanto no último dia 28 de janeiro. O restaurante foi todo decorado em vermelho e amarelo dourado com flores tropicais que ia das cores amarela até o vermelho fogo. Escritores, professores, literatos bem como outras pessoas ligadas as letras, artes, folclore da terra dos índios Wakonã Kariri Xucuru, estiveram prestigiando a poeta Judith Rocha em meu caminhar, que contou com aproximadamente 450 pessoas que lá foram para comprar o novo livro da poeta e receber seu autógrafo. O livro foi editado pela editora Viena Gráfica.

50 POEMAS

Na mesma noite, aconteceu o lançamento do livro “50 Poemas” escolhidos pelo autor José Inácio Vieira de Melo, no Pavanna Restaurante, que literalmente lotou para prestigiar o poeta e escritor. Estive participando do lançamento ficando na mesa onde encontrei: Ailta Rodrigues, Nardo Feitosa, Soraya Pinto, Luciano e Arthur Canabarra, Ronaldo Vitório e Aninha Amorim, Edvlado Jatobá, Rubens Peixoto e o advogado Islone Brotas na companhia da noiva. A festa do lançamento do livro 50 poemas foi até a manhã do domingo. Eu me retirei da Pavanna as 04:30 hs da manhã.

CORRIDA DO JEGUE

Nos dias 28 e 29 de janeiro a população de Palmeira dos Índios, foi até a praça das Casuarinas, para prestigiar a 17ª Corrida de Jegue promovida e organizada pelo radialista Doriedson Ferreira. Além da corrida dos jegues, ouve também corrida de gatos, certame para ver quem comia o maior cuscuz. Todo evento foi transmitido pelas TVs gazeta e Alagoas que deram total cobertura ao evento sem falar nas emissoras e rádios locais. Parabéns Doriedson.

PALMEIRA BRILHA COM VOCÊ

Foi sucesso total a campanha Palmeira Brilha com Você promovida pelo Sindlojas, Fercomércio, Sesc, Senac e Ifepo. Durante os meses de dezembro e janeiro o comércio inovou, houve várias promoções e liquidações para incentivar as vendas. A premiação foi: um carro zero km, três motos, cinco notebook, cinco vale compras no valor de mil reais cada uma e dez smartfone. Parabéns aos organizadores.

SAMPAIO AM/FM

Não se pode negar que o Grupo Sampaio de Rádio de Palmeira dos Índios, fez e faz história em Alagoas. Quem não conhece locutores como: Arivaldo Maia, Joselito Alves, Valdemar Correia, Josmário Silva, e tantos outros fizeram escola na Rádio Sampaio. Hoje a Sampaio é dirigida pelo competente Gileno Sampaio Costa Filho (o popular Gileninho). Gileno preciso falar com você.

AINDA SOBRE TENÓRIO

A Escola Estadual Almeida Cavalcante promoveu durante duas semanas o Encontro Cultural sobre Natalício Tenório Cavalcante (27/09/1909-27/09/2009), Centenário promovido pela FACUPIRA, nos meses de maio a setembro de 2009. A Escola Almeida Cavalcante que tem como diretora Roseli dos Santos, apoiada pelos professores Vital, Adriana Melo e Francisco, fizeram do homem da capa preta uma verdadeira busca de informações e fatos pitorescos sobre a figura do mito o bandido Tenório Cavalcante. No encerramento os sobrinhos, Dona Vidinha, Alba Tenório, Socorro e Francisco Tenório estiveram prestigiando a palestra por mim desenvolvida sobre Tenório Cavalcante. A direção da escola está de parabéns pelo assunto abordado durante duas semanas.