COISAS DE PALMEIRA

  • Redação
  • 13/01/2012 09:59
  • Jorge Vieira

Hino a Palmeira dos Indios

Letra e Música de Jorge de Araújo Vieira

Arranjos do maestro José Pereira da Silva

De amores mil façamos ressoar

Palmeira dos Indios teu nome pelo ar

Para que o Brasil enfim possa te ver

A tua arte, tua história, teu encanto

Na tua cultura te conhecer

As tuas flores multicores as pinheiras

Terra gentil como o Brasil tão brasileira

Palmeira dos Indios teu nome hei de honrar

Pelo progresso teu hei de lutar

E defender a tua tradição

Semear paz, muita fé e união

Viver feliz há contemplar tua beleza

A respirar o puro ar da natureza

Palmeira dos Indios meu berço meu lugar

Eu hei de sempre, sempre te amar

Pedir a Deus a tua proteção

Terra querida do meu coração.

PALMEIRA X DESENVOLVIMENTO

Todo bom Palmeirindiense e que tem vergonha na cara, sabe que o desenvolvimento e o progresso de Palmeira dos Índios aconteceram até os anos 70. De lá para cá Palmeira dos Índios cresceu como rabo de mula, de cima para baixo. Muitos acreditam que depois que profanaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (que por si só tem 205 anos de construída), e transformaram em museu, que pelo acervo que tem, daria para comportar em três museus. Por que o museu Xucuru não passa de uma loja de bugigangas muito mal arrumada.

MUSEU XUCURU

O acervo sacro e de objetos de vários credos religiosos, daria muito bem para ser um museu sacro, já que a Igreja foi construída e consagrada para Nossa Senhora do Rosário. Tá na hora do povo e homens de bem (eu disse de bem, não de bens!), fazerem um movimento apoiando o Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Mattos para que a igreja volte as suas finalidades precípuas e lá funcione o museu sacro de Palmeira dos Índios.

MUSEU XUCURU II

O acervo indígena pertencente aos índios Wakonã – Kariri – Xucuru, contanto espaços que tem em nossa cidade, seria construída uma OCA estilizada, esta por sua vez obrigaria os pertences indígenas, teríamos um museu indígena com usos e costumes dos nossos povos brasilis.

MUSEU XUCURU III

Já a parte do acervo, que consta de móveis, objetos de artes, louças, armas e utensílios do povo de Palmeira e região, estes objetos formariam o museu da história e da cultura de nossa gente.

PALMEIRA DESENVOLVIDA

Assim não teríamos dois museus, mas, na verdade quatro museus. Com espaços para pesquisa e acima de tudo condições para visitá-los e fazer estudos sobre o folclore as artes e a cultura de nossa terra chamada Palmeira dos Índios.

ANTIQUÁRIO

Até eu enfim Palmeira dos Índios ganhou o seu primeiro antiquário. Funciona ao lado da Igreja de São Pedro, na Praça que leva o mesmo nome. Adailton Almeida é o responsável pelo novo empreendimento é aberto de 2ª a sábado. Ao organizador parabéns pela iniciativa.

SANTUÁRIO

A Igreja de São Pedro, localizada na Praça de São Pedro no centro de Palmeira dos Índios, no ultimo domingo 08/01, durante solene missa pontifical celebrada por Dom Dulcênio Fontes de Mattos, foi transformada em Santuário de São Pedro. O Santuário permanecerá aberto das 08: da manhã as 18:00 hs e o responsável é o Monsenhor José Nascimento. Precisamos visitar e orar nos santuário pelo bem e desenvolvimento de Palmeira.

NIGHT and PALMEIRA

O Guaraná Beer, sob a competente direção de Girvan e Petrucia Pimentel, todas as semanas de 5ª feira aos domingos, (além do restaurante que funciona todos os dias), oferece música aos clientes que a noite passam por lá, para prestigiar os músicos da terra como: Charles e Leco, Ronaldo e Gênio, Banda Sintonia, Grupo Art Nossa, Carlos Cavalcante, Flávia, PC, Cicinho e Edna, Marquinho Omena, Flávio Barbosa, Pingüim e Calixto Music, Joselito e tantos outros da nossa terra. É bom conferir e ouvir a boa música dos cantores da terra.

AKALLANTO

Já no próximo dia 27/01, a partir das 21:00 hs a cantante Michelline e banda, se apresenta no 12º Encontro de MPB, uma realização da FREEDON. A casa Akallanto fica localizada as margens da Lagoa do Goiti no centro de Palmeira dos Índios, ao lado da Casa de Shows Aquários.

PAVANNA

Além de um ambiente sofisticado, o preço da Pavanna é real ao custo de vida do Palmeirindiense, além da música ambiente e de qualidade, oferece um cardápio variado para todos os gostos. Vale a pena conferir, fica localizada na Rua Major Cícero de Góes Monteiro – Centro.

LITERATURA E PALMEIRA

O escritor e odontólogo William José Gomes Pinto, acaba de lançar seu 8º livro de poesias “Um sonho de Liberdade”, na cidade do Rio de Janeiro. O mesmo é membro da Academia Brasileira de Letras de Cordel. No livro o conterrâneo homenageia a feira de Palmeira dos Índios (12 décimas sertissilábicas), pois, o mesmo é Palmeirindiense como eu e adora Palmeira.

INTROUTOTAXI

É o novo livro de José Francisco Bezerra conhecido por todos nós como Turuginha, que é o nosso poeta popular. Livro que eu tive o privilégio de prefaciar. Compre o livro e veja se não tenho razão, Palmeira tem coisas que só ela tem.

MEU CAMINHAR

É o novo livro da professora e poeta Judith Maria Rocha da Silva, composto de 58 poemas, editado pela Viena Gráfica de São Paulo e será lançado no próximo mês de fevereiro em nossa cidade.

A MORTE DO POETA

O escritor e jornalista José Jurandir, acaba de lançar o livro “A Morte do Poeta” (Efigênio Moura, O Poeta Vaqueiro), pela edições Bagaço de Maceió, já a 2ª edição, o mesmo traz uma apresentação do historiador Luiz B. Torres e o Prefácio do Professor e Jornalista José Delfim da Mota Branco. Li e gostei.

PALMEIRA É CARNAVAL

O bloco Bolinho Vip (A pegada continua), este ano fará o seu arrastão no dia 18 de fevereiro, são 100 grades de cervejas grátis, saindo da Praça das Casuarinas e será animado pelas bandas “Forró Portal” e “Elétricos do Forró”. O preço do abadá é de R$ 30,00 reais. Informações com: Abrahao, Gileno Marques e Kelps Torres.

AS PIMENTAS

É o bloco mais feminino de Palmeira dos Índios, presidido por Sheyla Maria Duarte (presidente da AMPI), assessorada por Valéria Kelly (Malagueta Shoes), prometem que este ano o arrastão vai ser de arrepiar, mas, de 2 mil mulheres na avenida. O arrastão acontece dia 14/02 as 20:00 hs com a banda Barababas e o trio elétrico Pica Pau.

AS PECINHAS

É o bloco mais antigo e animado de Palmeira dos Índios e região este ano o bloco será puxado pelo Trio Elétrico Pica Pau. É o bloco irreverente onde homens de todos os gostos se vestem de mulheres e vão desmunhecar na avenida. É aquela questão que eu digo: tem pessoas que só assumem a sua homossexualidade uma vez no ano, e ainda dizem que foi porque estavam bêbados. Se fosse assim toda pessoa que se embebeda virava homossexual.

ROTEIRO GASTRONÔMICO

A FACUPIRA prepara um roteiro gastronômico e cultural de Palmeira dos Índios. Estamos na fase de pesquisa e patrocinadores. Acesse o blog HTTP//facupira.blogsport.com.br

Até a próxima semana

Jorge de Araújo Vieira/ Fui