Câmara Mirim: Diplomados Vereadores elegem Mesa Diretora

  • Assessoria
  • 28/07/2017 18:40
  • Política
Assessoria

A Câmara Municipal de Palmeira dos Índios promoveu, através do Projeto “Câmara Mirim”, a solenidade de diplomação dos Vereadores Mirins do município. O presidente da Casa, vereador Júnior Miranda (PSL), foi quem conduziu a diplomação e a eleição da Mesa Diretora Mirim. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (27) no Plenário da Casa de Leis. Diversos alunos, familiares e profissionais das escolas públicas e privadas participantes do Projeto, além de diversas autoridades municipais, estiveram presentes.

Com a Mesa de Honra repleta de autoridades dos mais diversos segmentos da sociedade, a chapa 2 composta por Jaelson Santos de Melo como presidente; João Vithor Soares de Moura, vice-presidente; Filipe Porfírio Barros, 1º Secretário; Thalita Ferro da Silva Targino, 2º Secretário; Thaís Calixto Barros Arcanjo Tenório, 3º Secretário; foi eleita por 9 votos a 6.

O presidente do Poder Legislativo Municipal destacou a responsabilidade de cada um dos eleitos para a Mesa Diretora do parlamento mirim. “Mesmo não vindo de família política, eu era um jovem que sonhava em ser vereador. Não tive a oportunidade que vocês estão tendo, mas o destino me trouxe a esta Casa por mais de uma vez. Tenho a certeza que vocês serão exemplos, representantes dos anseios da comunidade escolar e da população para o engrandecimento desta cidade”, disse o vereador Júnior Miranda.

A propositora do Projeto “Câmara Mirim”, vereadora Adelaide França (PMDB), falou aos Mirins a prática de uma boa política pautada na ética, honestidade e transparência. “Não se envergonhem de serem políticos. Espero futuramente presenciar uma sessão com vocês vereadores adultos”, salientou, parabenizando a todos os eleitos e incentivando a atuação dos demais.

Um dos momentos mais marcantes e emocionantes da solenidade foi a fala do ex-vereador Thalles Targino, que tem a filha Thalita Targino vereadora mirim. Ele falou da trajetória política de seu saudoso pai, Vicente Targino. “Dizem que meu pai era o plano de saúde dos pobres. Ele entrou na política pobre e morreu pobre, dedicando sua vida ao povo. Usem a sua história de luta como exemplo, como o lado bom da política”, destacou, lembrando os cinco mandatos consecutivos de vereador e o cargo de vice-prefeito ocupado por seu pai.

Eleito numa disputa acirrada, o presidente Jaelson Santos, de 13 anos de idade, aluno da Escola Municipal Marinete Neves, agradeceu o apoio recebido dos demais colegas e registrou a sua satisfação de presidir a Mesa da Câmara Mirim para o biênio 2017/2018. “Teremos uma grande oportunidade de promover a interação entre a Câmara, as escolas e a comunidade, além de experimentar a importância da participação política, contribuindo para a formação de nossa cidadania”, enfatizou.

O vereador Ryan Leonino da Silva, de 15 anos, aluno da Escola Douglas Apratto Tenório, teve seis votos e não conseguiu eleger sua chapa, mas se declarou feliz por participar de um processo democrático. “Minha chapa não ganhou. Mas democracia é isso. Os palanques foram desarmados. Se tinham 20 projetos, agora teremos 40. Vamos trabalhar juntos”, revelou.

Além do presidente Júnior Miranda (PSL) e da vereadora Adelaide França (PMDB), o primeiro secretário e líder do governo, Fabiano Gomes (PSC), e os vereadores Toninho Garrote (PP) e Dindor (PRTB) também estiveram presentes.

UNINDO FORÇAS

O Projeto “Câmara Mirim” é composto por quinze estudantes de escolas públicas e privadas do município que assumiram o compromisso de ajudar na elaboração de medidas que beneficiem suas comunidades e a população em geral. O grupo é composto por estudantes do 6º ao 9º ano.

São sete escolas públicas e três privadas que enviaram seus representantes diante de critérios de escolha constantes em Projeto de Resolução. A partir de agora, os jovens irão servir como representantes dos estudantes e também da comunidade.